Conversa de pessoa(s)

26 Janeiro 2007

ARAÚJO, José Manuel - Conversa de pessoa(s). Porto: Humbertipo, 2007. 88 p. ISBN 972-989-95384-0-5.

• Preço: €10,00 (inclui o valor da taxa de IVA legal em vigor)
  • Como encomendar: contacte-nos através do e-mail: arquivo@cm-pontedelima.pt

Prefácio

DA TERCEIRA PARA A PRIMEIRA PESSOA ... OU VICE-VERSA ...

André Serra e Vale é o pseudónimo de José Manuel Rodrigues de Araújo, professor de Português na Escola Secundária de Ponte de Lima.

Nascido a 20 de julho de 1961, iniciou os seus estudos na Escola Primária da freguesia de Estados, concelho de Ponte de Lima, e concluiu a formação académica, em Humanidades, na Universidade Católica Portuguesa.

Professor há vinte e cinco anos, cedo se sentiu inclinado para "dizer coisas", escrevendo-as. Nunca, porém, se quis expor demasiado. Mas há sempre um momento em que o fundo da gaveta é vencido pelo fundo da consciência. E lá do fundo saíram estas primeiras páginas.

Porquê André Serra e Vale?
André, a partir da origem grega do nome, dessa civilização não tão presente como deveria ser, como o refere Fernando Pessoa em "Mensagem" e no seu amigo Íntimo, Ricardo Reis, significa homem. E porque sou um homem da serra, da Serra d'Arga, e sou um homem do vale, do Vale do Rio Estados.
Estará explicado?
"- E escrever sobre Fernando Pessoa com um pseudónimo destes?"
Muita bem. Vamos lá. Então, "Ele", e não eu, responde:
"Ó sino da: minha aldeia". Mas há uma diferença: eu sou de cá, da aldeia; "Ele" gostaria de ser de cá, da aldeia; "Ele" gostava de ser de cá, da "minha" aldeia, que tem um Rio como o do Alberto Caeiro, e tem a nossa Serra.