Ponte de Lima: do passado ao presente, rumo ao futuro!

16 Março 2016

SOUSA, Paulo Barreiro de - Ponte de Lima: do passado ao presente, rumo ao futuro! Ponte de Lima: Município de Ponte de Lima, 2016. 116 p. ISBN 2183-8607.

• Preço: €10,00 (inclui o valor da taxa de IVA legal em vigor)
  • Como encomendar: contacte-nos através do e-mail: arquivo@cm-pontedelima.pt

Apresentação

Em pleno século XXI a publicação" Ponte de Lima: do passado ao presente, rumo ao futuro" pretende dar ênfase a um passado milenar com um futuro promissor, traduzindo-se numa oportunidade e num desafio cujo intuito é incentivar a produção de novo conhecimento sobre o concelho de Ponte de Lima, em particular, e a região, em geral.

Retoma-se, assim, a herança deixada pelos nossos ilustres antepassados nos Anais de Ponte de Lima, de Miguel Roque dos Reys Lemos, no Almanaque de Ponte de Lima, organizado por ilustres limianos e conceituados escritores e poetas da região cujo sentimento comum era o amor à terra natal - António de Magalhães, Conde de Bertiandos, Francisco de Abreu Maia, Padre Araújo Calheiros, Conde de Aurora, João Gomes de Abreu e António Ferreira - e, mais recentemente, no Arquivo de Ponte de Lima, de José Rosa Araújo.

Esta iniciativa espera poder contar com uma participação ativa de todos aqueles que se interessam pela cultura limiana, no sentido mais amplo do termo, desde a gastronomia, aos usos e costumes, às tradições, às festividades, à arquitetura e arte, à fauna e flora, entre outros.

Conforme referido por Jacques Le Goff

"O passado é uma construção
e uma reinterpretação constante
e tem um futuro que é parte
integrante e significativa
da história".

Esta mos certos que a qualidade científica dos autores e dos artigos apresentados contribuirá, indubitavelmente, para elevar e afirmar a cultura e a identidade limiana enquanto fatores de integração, competitividade e desenvolvimento.

Victor Mendes
Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima