Topónimos da Vila: Ponte de Lima

28 Novembro 2016

BARBOSA, António - Topónimos da Vila: Ponte de Lima. Ponte de Lima: Município de Ponte de Lima, 2016. 279 p. ISBN 978-972-8846-58-9.

• Preço: €8,00 (inclui o valor da taxa de IVA legal em vigor)
  • Como encomendar: contacte-nos através do e-mail: arquivo@cm-pontedelima.pt

Prefácio:

A par de outras áreas do saber, como a paleografia, a numismática, a epigrafia, a heráldica, a onomástica, a diplomática, a genealogia, muitas delas criando áreas científicas que se afirmam cada vez mais independentes, pese embora a imprescindível interdisciplinaridade obrigatória, a toponímia é uma das principais denominadas áreas auxiliares da História.

Através do estudo e análise sistemática, com a metodologia devida, permite-nos uma percepção mais aprofundada do meio, quer em termos históricos, quer geográficos, para além dos geológicos, antropológicos, botânicos, etnográficos, de entre muitos outros.

Hoje, um simples topónimo dá-nos um entendimento distinto da realidade onde está associado.

Mesmo que a passagem do tempo lhe tenha retirado as características originais, sabemos como poderá ter sido, para que terá servido, quais as características geomorfológicas do lugar, ou seja, no todo, a identificação do sítio, como se de uma impressão digital se tratasse, que o topónimo nos legou através dos séculos.

Daí a importância da fixação toponímica realizada com seriedade e baseada na documentação e nos levantamentos realizados com rigoroso labor, de que Ponte de Lima, felizmente, é uma dos grandes exemplos a nível nacional.

Lembre-se, de entre outros, os trabalhos notáveis de levantamento e recolha, com uma prévia interpretação, do Padre António José Baptista, nos anos 80 do século passado, inicialmente publicados na revista Arquivo de Ponte de Lima e, mais tarde, reunidos, pela publicação em dois preciosos volumes, ao estudo toponímico realizado pelo medievalista A. de Almeida Fernandes, editados em 2001, sob o título genérico Toponímia de Ponte de Lima, tudo publicações da chancela do Município de Ponte de Lima.

Contudo, é de toda a importância destacar a toponímia da área urbana, tão distinta pela evolução inevitável de qualquer urbe, aliando nomes de cidadãos, de momentos históricos aos arruamentos antigos e aos que se vão criando, bem como da manutenção de alguns que perduram desde, provavelmente, a Idade Média.

Conhecer a base ou a origem dos topónimos da zona urbana era até hoje difícil, obrigando à consulta de inúmeras publicações e documentação histórica, por vezes de não muito fácil acesso.

Urgia reunir essa informação num tempo em que a georreferenciação, associada à memória e à identidade do lugar, está na ordem do dia e em que o conhecimento deve ser de todos e para todos.

Coube essa tarefa ao Doutor Antônio Dantas Barbosa, em quem confiamos, desde a primeira hora, esta nobre empresa e a quem, em nome do Município de Ponte de Lima, agradeço pelo esforço e dedicação que associou ao desafio que lhe foi lançado pelo Executivo Municipal.

Tenho a firme convicção que estamos perante mais uma importantíssima achega para aprofundarmos a compreensão desta tão nobre Terra que, em cada passo de estudo que lhe é dedicado, se ergue mais alto atingindo os patamares que todos lhe sabemos reconhecer.

Victor Mendes
Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima