Boletim Municipal, Nº 24, dezembro de 2012

Boletim Municipal

Ação Social - Qualidade de Vida para Todos

Os cuidados com as áreas de intervenção relacionadas com a ação social são, de há longo tempo, prioritários mas, hoje em dia, pelas preocupações que acarretam, obrigam a esforços redobrados para colmatar falhas que acontecem um pouco por todo o concelho no que respeita diretamente às condições de vida tidas por mais elementares para todos os cidadãos.

O reconhecimento da existência de camadas mais vulneráveis, do ponto de vista económico e social, implica uma atenção constante por parte do Executivo Municipal, de forma a satisfazer as necessidades da população.

O trabalho desenvolvido produz os seus frutos e cumpre-nos aqui destacar, sem elencar exaustivamente, alguns dos passos que a Edilidade tem concretizado, começando pelas parcerias e protocolos estabelecidos com diversas IPSS’s – Instituições Particulares de Solidariedade Social, nomeadamente a Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima, a Associação Lazer e Terceira Idade (ALTI Cepões), a Casa do Povo de Freixo, o Centro Social e Paroquial de Fornelos, bem como, de entre outras, a AAPEL – Associação dos Amigos da Pessoa Especial Limiana, assumindo apoio técnico e financeiro ao investimento em 20% do total aprovado.

Ainda no que respeita aos auxílios às IPSS’s, o Município subsidia anualmente as instituições, sobretudo os Centros Sociais e Paroquiais e os Lares de Idosos, conforme acordo estabelecido com os serviços de Segurança Social, numa política de incentivo ao enraizamento das populações e de promoção do envelhecimento ativo, no sentido de estimular os apoios domiciliários, os centros de dia e os centros de convívio.

De igual forma, existem dois programas exclusivamente municipais que apoiam diretamente a habitação social e auxiliam beneficiações em lares que são recenseados com carências elementares – falamos do Casa Amiga e do Ponte Amiga que têm dado um contributo exemplar, a todos os níveis, para a integração de muitas pessoas nas respetivas comunidades.

Em colaboração direta com as Juntas de Freguesia, está a ser desenvolvido o Freguesias ComTacto, que visa combater casos de pobreza extrema nas aldeias do concelho, reconhecidos pelas instituições que trabalham mais diretamente com as populações.

Não menos importante, a ação social escolar. Desde os transportes escolares à garantia de alimentação condigna para as crianças do 1º ciclo e do pré-escolar, passando pela atribuição de comparticipações para aquisição de material escolar e de livros e pelas atividades de enriquecimento curricular, não esquecendo, ao nível do ensino superior, a atribuição de bolsas de estudo.

Ao longo dos últimos números do Boletim Municipal, temos dado conta dos esforços despendidos, dos recursos envolvidos, materiais e humanos, e dos investimentos realizados.

Não iremos parar por aqui. As situações de carência social têm de ser combatidas, se possível, no imediato, logo que são detetadas, de maneira a evitar uma generalização das mesmas que poderia acarretar um preço mais elevado se tivéssemos que pagar um custo final ao contrário daquele que implica uma verdadeira política de combate na origem e, principalmente, de prevenção.

Com um abraço amigo.

Victor Mendes