Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo

municipio

Alberto Urroz

Cultura
18 Jul
Adicionar a calendário 2018-07-18 14:54:00 2018-07-18 14:54:00 Europe/Lisbon Alberto Urroz Festival Percursos da Música – Ponte de Lima Largo de Delfim Guimarães / Escadaria da Capela Pereiras

Festival Percursos da Música – Ponte de Lima

Alberto Urroz - piano

As interpretações do pianista Aberto Urroz estão invariavelmente ao serviço da música. A lendária Pnina Salzman escreveu: "Alberto Urroz é um grande pianista. A sua maneira de tocar é extremamente musical, a sua técnica impressionante e suas interpretações são sempre interessantes, cheias de carácter e autoridade. Eu recomendo-o com todo o meu coração ". E Oxana Yablonskaya salienta ainda: "Alberto Urroz é um pianista talentoso com inteligência e sensibilidade musical únicas. É um excelente músico".
Alberto Urroz é um dos mais brilhantes e versáteis pianistas espanhóis da sua geração, pianista aclamado com uma carreira internacional como solista, performer activo de música de câmara, acompanhador de grandes cantores e companhias de dança em festivais de prestígio. Fundador e director artístico do Festival Internacional de Música Mendigorría, é também produtor e criador de performances multidisciplinares que incluem música, arte e dança. É membro fundador e vice-presidente da delegação espanhola da EPTA, uma importante associação europeia de professores de piano sediada em Londres. Doutorado cum laude (2017) pela Universidade Alfonso X, el Sabio, exerce o ensino do piano na Universidade Alfonso X, el Sabio e no Conservatório Arturo Soria de Madrid; como reconhecido pedagogo, foi professor visitante em várias instituições, festivais internacionais e universidades em Espanha, Portugal, Noruega, Coreia do Sul e Estados Unidos. Preocupado com as novas gerações, organizou a apresentação de jovens talentos no Auditório Conde Duque, no Conservatório Real de Música de Madrid Pons Foundation e no Festival Internacional de Música Mendigorría. Alberto Urroz realizou recitais de piano a solo na Europa, Ásia e América. Uma estreia bem-sucedida (2008) no Carnegie Hall em Nova York, patrocinada pelo Consulado da Espanha, impulsionou a sua carreira internacional, com concertos em Seul, Estrasburgo, Atlanta, Oslo, Londres e Nápoles, entre outras cidades. Em 2015, a sua primeira gravação comercial foi lançada internacionalmente com obras-primas de Albéniz, Granados, Mompou e Falla, agrupadas sob o título "Spain Envisioned" pelo selo IBS Classical. Para a revista "Piano Journal", Urroz obtém em Granados "grande profundidade de som, aplicando com bom gosto o rubato e contrastes dramáticos entre força e sentido lírico", apresentando uma selecção de obras com as quais "todos os pianistas devem se familiarizar" e onde "são mostradas as qualidades de piano de Alberto Urroz em todo seu esplendor, recriando estas obras com verdadeira autoridade e sabor espanhóis". Em 2018, Urroz apresentará no IBS Classical um novo álbum dedicado inteiramente às sonatas de D. Scarlatti.

Programa

D. SCARLATTI (1685-1757)
Sonata em mi maior K. 380
Sonata em lá maior K. 208
Sonata em lá maior K. 209

E. GRANADOS (1867-1916) / D. SCARLATTI
Sonata em sol maior

E. GRANADOS (1867-1916)
Seleção da “Suite Goyescas”
No. 4.- Quejas o la Maja y el Ruiseñor
No. 5.- El amor y la muerte – balada

F. LISZT (1811-1886)
Sonata em si menor

Horário:

22h00

Local:
Largo de Delfim Guimarães / Escadaria da Capela Pereiras
Voltar
 
- <