Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo

municipio

Carlos Bica / Luís Figueiredo / João Mortágua

Cultura
07 Jul
Adicionar a calendário 2018-07-07 11:55:00 2018-07-07 11:55:00 Europe/Lisbon Carlos Bica / Luís Figueiredo / João Mortágua Festival Percursos da Música – Ponte de Lima Largo de Delfim Guimarães / Escadaria da Capela das Pereiras

Festival Percursos da Música – Ponte de Lima

Carlos Bica / Luís Figueiredo / João Mortágua

Carlos Bica - contrabaixo
Luís Figueiredo - piano
João Mortágua - saxofone

Carlos Bica é um dos músicos portugueses mais icónicos adepto de colaborações criativas e contrabaixista de versatilidade comprovada. O seu trabalho transcende em muito as fronteiras da linguagem jazzística e de improvisação, inscrevendo o seu nome na lista de artistas portugueses mais reconhecidos e estabelecidos a nível internacional.

Um extenso conjunto de críticos nacionais de jazz elegeu Carlos Bica como músico do ano e o seu mais recente álbum “More Than This” com o trio Azul como o melhor álbum de jazz do ano de 2016, resultado que foi publicado pela Jazz Logical. Ainda, e no âmbito da primeira edição dos Prémios RTP/Festa do Jazz inserida na 15ª Festa do Jazz, Carlos Bica & Azul foi eleito vencedor na categoria “Prémio Grupo do Ano”, acontecimento ao qual se seguiu a nomeação de Carlos Bica ao prestigiado Prémio Echo Jazz 2018, na categoria de melhor instrumentista nacional (baixo/contrabaixo), com o mesmo álbum "More Than This”.

Neste espectáculo, Carlos Bica convida o pianista Luís Figueiredo e o saxofonista João Mortágua para um momento de partilha e de interpretação das suas composições, numa mágica descoberta que resultará do encontro de três das personalidades mais criativas do país.

Luís Figueiredo, um dos pianistas, compositores e arranjadores mais singulares do país, tem trabalhado com um vasto leque de outros artistas como Cristina Branco, Bruno Pedroso, André Fernandes, Luísa Sobral, Ana Bacalhau, João Moreira, João Hasselberg, Perico Sambeat, Mário Franco, Carlos Barretto e Jeffery Davis, para nomear alguns. Em anos recentes, tem trabalhado igualmente como director musical em projectos, incluindo a área do teatro.

Por seu lado, João Mortágua revela-se como um dos saxofonistas e músicos mais criativos do país, tendo sido elegido Músico do Ano na edição de 2016 do Prémio RTP/Festa do Jazz”. Mortágua conta já com dois discos editados em seu nome “MIRRORS” (ao vivo no festival Guimarães Jazz) e “AXES” (Carimbo Porta Jazz).

O lirismo da música de Bica combina os elementos da música jazz contemporânea com as abordagens do rock e as heranças da música popular, uma intersecção que se revela num conjunto profundamente singular de sons e texturas.

Carlos Bica (contrabaixo), Luís Figueiredo (piano) e João Mortágua (saxofone) vão encontrar formas novas e aprofundadas de explorar as canções trazidas por Bica, numa descoberta de intensa comunicação artística que todos nós vamos poder testemunhar.

Programa

Wattenmeer (Carlos Bica)

Fantasy Island (Carlos Bica)

Mafalda (Carlos Bica)

Winterweise (Carsten Daerr)

Believer (Carlos Bica)

Iceland (Carlos Bica)

White Vivace (Carlos Bica)

Vale (Carlos Bica)

Heranças (Carlos Bica)

Elle m’a dit (Carlos Bica)

XY Ungeloest (Carlos Bica)

Day Dreaming (Luís Figueiredo)

No princípio era o som (Luís Figueiredo)

Essencia (Carlos Bica, Gebhard Ullmann)

Horário:

22h00

Local:
Largo de Delfim Guimarães / Escadaria da Capela das Pereiras
Voltar
 
- <