Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo

municipio

La Mar de la Música Ensemble

Cultura
03 Jul
Adicionar a calendário 2018-07-03 22:00:00 2018-07-03 22:00:00 Europe/Lisbon La Mar de la Música Ensemble Festival Percursos da Música – Ponte de Lima Largo de S. João

Festival Percursos da Música – Ponte de Lima

La Mar de la Música Ensemble

Joana Godinho | voz
Daniela Tomaz | flautas & adufe
Eduardo Ramos | alaúde e voz

La Mar de la Música Ensemble une três músicos portugueses em torno da paixão sobre o património musical antigo da Península Ibérica e é formado por Joana Godinho (voz), Daniela Tomaz (flautas & adufe) e Eduardo Ramos (alaúde árabe e voz). Dedica-se particularmente ao repertório da região que fez nascer o projecto: o Gharb Al-Andaluz, que corresponde hoje ao Sul da Península Ibérica (Algarve e Andalucia), procurando evidenciar a riqueza cultural desta região, tanto na música escrita como na tradição oral. O programa mostra o entrecruzamento estilístico entre as culturas coexistentes na Península Ibérica até finais do séc. XV, através de uma selecção de temas seculares e religiosos transversais à cultura cristã, mourisca e sefardita, encontrados tanto em fontes escritas da época, como recolhidas por etnomusicólogos e articuladas com a experiência do mestre Eduardo Ramos. Transversal a este espírito ecuménico é a devoção mariana e o culto do feminino, que encontramos desde os Manuscritos das Cantigas de Santa Maria de Afonso X (1221-1284), passando pelo vilancico anónimo “Senhora del Mundo”, até ao célebre tema tradicional da Beira-Baixa “Senhora do Almurtão”. Esta viagem musical intercultural pretende contribuir para a criação de consciência histórica, na linha do trabalho do Embaixador da União Europeia para o Diálogo Intercultural e Artista para a Paz, Jordi Saval. O Ensemble estreou-se em Agosto de 2017 no Ciclo de Música Sons Antigos a Sul (Algarve) e já se apresentou a convite do Município de Vila do Bispo e do Município do Redondo.

Ao dedicar o seu tratado de vihuela “El Maestro” ao Rei João III, escreveu Luis Milán: «La mar donde he echado este libro es propiamente el reyno de Portugal, que es la mar de la música, pues en él tanto la estiman y tan bien la entienden».

Programa

CANTIGA DE SANTA MARIA 193
SOBELOS FONDOS DO MAR
Alfonso X “O Sábio” (1221-1284)

TRES MORILLAS M’ENAMORAN
Cancionero Musical del Palacio, Biblioteca del Palacio Real, Madrid circa 1470/1520

LAMMA BADA
Tema Al-Ândalus 711-1492
Arr. Eduardo Ramos

YA SULTAN ALGIZLAN
Tema Al-Ândalus 711-1492
Arr. Eduardo Ramos

***

SENHORA DEL MUNDO
Anónimo, Cancioneiro Musical Bibliothèque de l’Ecole Sup. des Beaux-Arts de Paris, 1520-1530

PORQUE LLORAX BLANCA NIÑA
MORENA ME LLAMAN
Romances em Cancioneiro Sefardita Espanhol (1510)

IMPRO [instr.]
Tema Al-Ândalus Marrocos
Arr. Eduardo Ramos

CANTIGA DE SANTA MARIA 37
MIRAGRES FREMOSOS

CANTIGA DE SANTA MARIA 100
SANTA MARÍA, STRELA DO DÍA
Alfonso X “O Sábio” (1221-1284)

Horário:

22h00

Local:
Largo de S. João
Voltar
 
- <