Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo

IMG_5634

Ignite IAstro : Ponte de Lima

Sociedade
Igniteiastro pontelima hd 1 1024 2500
11 Nov
Adicionar a calendário 2017-11-11 09:23:00 2017-11-11 09:23:00 Europe/Lisbon Ignite IAstro : Ponte de Lima

O Município de Ponte de Lima acolhe no próximo dia 11 de novembro, a digressão nacional “Ignite Astro, O Universo em contrarrelógio”, coordenada pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.

Auditório Municipal de Ponte de Lima Instituto de Astrofisica e Ciências do Espaço com o apoio de Município Ponte de Lima e Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d'Arcos

O Município de Ponte de Lima acolhe no próximo dia 11 de novembro, a digressão nacional “Ignite Astro, O Universo em contrarrelógio”, coordenada pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.

Trata-se do 14º evento de uma digressão inédita em Portugal e que trará a Ponte de Lima oito cientistas do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço que vão falar sobre a sua investigação, expondo em menos de uma hora, cerca de uma dezena de temas atuais da investigação em ciências do espaço feita em Portugal. Vamos ouvir falar, por exemplo, sobre o nosso Sol, deteção de exoplanetas e energia escura.
 
Nos eventos Ignite IAstro, os cientistas apresentam a sua investigação em apenas cinco minutos cada. Cada um terá uma sequência de 20 slides, que avançam automaticamente de 15 em 15 segundos. A diversidade e a rapidez das apresentações criam momentos de espetáculo e entretenimento, ao mesmo tempo que os cientistas partilham o seu conhecimento.
 
A não perder “Ignite Astro, O Universo em contrarrelógio” no Auditório Municipal de Ponte de Lima, 11 de novembro, às 21h30.
 
Entradas gratuitas.

 

Programa:

Nem sempre o Sol está calmo
João Lima

Estrelas na idade do armário
Raquel Albuquerque

Somos feitos de poeira das estrelas
Elisa Delgado-Mena

Um ESPRESSO para outros mundos
Nuno Santos

Medindo exoplanetas
Sérgio Sousa

1, 2, 3, ao infinito e mais além
José Pedro Mimoso

Ouvir o Universo
Lara Sousa

O lado escuro da força
Tiago Barreiro

Horário:

21h30

Local:
Auditório Municipal de Ponte de Lima
Entidade:
Instituto de Astrofisica e Ciências do Espaço com o apoio de Município Ponte de Lima e Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d'Arcos