.: Município de Ponte de Lima :.
Página Inicial
Para visualizar as imagens rotativas tem que instalar o leitor de flash, clique aqui.
Infinite Menus, Copyright 2006, OpenCube Inc. All Rights Reserved.
Agenda de Eventos
Categorias
27 de junho
  Exposição Temporária 'Apita o Comboio
15 de outubro a 15 de abril
  Exposição: 'Brinquedos Mágicos: A Marca ARLO'
02 de novembro a 10 de janeiro
  Formação | Serviço de Vinhos
10 de novembro a 29 de dezembro
  Mourasencantadas | Exposição de Artes Plásticas de Sofia Pinto Correia
01 de dezembro a 31 de dezembro
  Exposição Permanente de Arte Sacra
Todos os Eventos
Agenda Cultural
Portal da Educação:

Websites do Município

Figuras Limianas
D. Frei Francisco de S. Luís
 
Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima
Festival Internacional de Jardins
Festival Internacional de Jardins

Ponte de Lima orgulha-se de ser a capital portuguesa dos jardins. Desde 2005 realiza anualmente o Festival Internacional de Jardins, iniciativa inédita em Portugal e que vem de encontro às políticas ambientais e paisagistas de que a vila se orgulha.

Todos os anos, de maio a finais de outubro, dezenas de milhar de visitantes descobrem doze jardins diferentes, submetidos, ou não, a uma temática definida, que pretendem realçar as diferentes óticas e formas de estar perante esta arte que é a construção de jardins efémeros.

Acessível a todos quantos queiram entrar como concorrentes, o Festival tem as portas abertas aos potenciais interessados, pelo que qualquer um pode participar, bastando para isso apresentar um projeto à organização, de acordo com o regulamento em vigor, que será posteriormente analisado e avaliado por um Júri credenciado. A decisão final do vencedor cabe ao público, que vota durante o decurso do certame e o projeto vencedor mantém-se em exposição durante o ano seguinte. Os restantes jardins são transferidos para outras zonas da vila e para outras localidades interessadas em recebê-los, tornando-se, desta forma, o melhor cartão de visita do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima.

Juntamente com o Festival de Chaumont, em França e o Festival der Gärten, na região de Kamptal na Áustria, o Festival Internacional de Jardins forma a Rede Europeia de Festivais de Jardins. Este projeto visa fomentar o embelezamento e a atratividade dos Centros Cívicos das localidades, criando condições para a fixação das populações, bem como a manutenção de jardins históricos e/ou a sua criação e alargamento para novas áreas, alimentando condições para melhorar e tornar mais atrativas as estadias dos turistas.

Ponte de Lima pretende que este projeto inovador, que combina a arte com o ambiente, contribua para a criação de espaços nobres na vila e consequentemente para melhorar a qualidade de vida.

Os jardins continuam a ser uma tradição em Ponte de Lima, que já venceu o Concurso Nacional de Vilas e Cidades Floridas por três vezes, para além de ter ganho as medalhas de prata e de bronze no Concurso de Vilas e Cidades Mais Floridas da Europa.

 

 

Consulte:

 
Palavras chaves
voltar
Imprimir Imprimir Enviar Enviar Partilhar
topo
 
Cidadania Ativa
 
 
 
 
 
 
Certificado N.º 2016/CEP.5130

Previsão do Tempo
 
+ dias | Risco de Incêndio
Farmácias
Notícias via e-mail

Coloque o seu email: