.: Município de Ponte de Lima :.
Página Inicial
Para visualizar as imagens rotativas tem que instalar o leitor de flash, clique aqui.
Infinite Menus, Copyright 2006, OpenCube Inc. All Rights Reserved.
Agenda de Eventos
Categorias
28 de novembro
  Caixa Forte, com Fernando Mendes
22 de agosto a 30 de novembro
  Exposição 'O Património Religioso de Ponte de Lima: Navió e Vitorinos dos Piães'
05 de dezembro
  Noiserv
12 de dezembro
  Gospel Collective / Concerto de Natal
01 de setembro a 31 de dezembro
  Exposição Temporária: 'Os Limianos na Grande Guerra: centenário da I Guerra Mundial (1914-2014)'
Todos os Eventos
Agenda Cultural
Fatura Eletrónica:

Gab. de Apoio ao Emigrante:

Visite:

Websites do Município

Figuras Limianas
Catarina Capa Yupange
 
Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima
Festival Internacional de Jardins
Festival Internacional de Jardins

Ponte de Lima orgulha-se de ser a capital portuguesa dos jardins. Desde 2005 realiza anualmente o Festival Internacional de Jardins, iniciativa inédita em Portugal e que vem de encontro às políticas ambientais e paisagistas de que a vila se orgulha.

Todos os anos, de maio a finais de outubro, dezenas de milhar de visitantes descobrem doze jardins diferentes, submetidos, ou não, a uma temática definida, que pretendem realçar as diferentes óticas e formas de estar perante esta arte que é a construção de jardins efémeros.

Acessível a todos quantos queiram entrar como concorrentes, o Festival tem as portas abertas aos potenciais interessados, pelo que qualquer um pode participar, bastando para isso apresentar um projeto à organização, de acordo com o regulamento em vigor, que será posteriormente analisado e avaliado por um Júri credenciado. A decisão final do vencedor cabe ao público, que vota durante o decurso do certame e o projeto vencedor mantém-se em exposição durante o ano seguinte. Os restantes jardins são transferidos para outras zonas da vila e para outras localidades interessadas em recebê-los, tornando-se, desta forma, o melhor cartão de visita do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima.

Juntamente com o Festival de Chaumont, em França e o Festival der Gärten, na região de Kamptal na Áustria, o Festival Internacional de Jardins forma a Rede Europeia de Festivais de Jardins. Este projeto visa fomentar o embelezamento e a atratividade dos Centros Cívicos das localidades, criando condições para a fixação das populações, bem como a manutenção de jardins históricos e/ou a sua criação e alargamento para novas áreas, alimentando condições para melhorar e tornar mais atrativas as estadias dos turistas.

Ponte de Lima pretende que este projeto inovador, que combina a arte com o ambiente, contribua para a criação de espaços nobres na vila e consequentemente para melhorar a qualidade de vida.

Os jardins continuam a ser uma tradição em Ponte de Lima, que já venceu o Concurso Nacional de Vilas e Cidades Floridas por três vezes, para além de ter ganho as medalhas de prata e de bronze no Concurso de Vilas e Cidades Mais Floridas da Europa.

 

 

Consulte:

 
Palavras chaves
voltar
Imprimir Imprimir Enviar Enviar Partilhar
topo
 
Cidadania Ativa
 
 
 
 
 
 
Previsão do Tempo
+ dias | Risco de Incêndio
Farmácias
Notícias via e-mail

Coloque o seu email: