.: Município de Ponte de Lima :.
Página Inicial
Para visualizar as imagens rotativas tem que instalar o leitor de flash, clique aqui.
Infinite Menus, Copyright 2006, OpenCube Inc. All Rights Reserved.
Categorias Categorias
Acção Social
Ambiente
Autarquia
Cultura
Desporto
Economia
Educação
Juventude
Modernização Administrativa
Protecção Civil
Saúde
Serviços
Sociedade
Turismo
Agenda de Eventos
Categorias
09 de dezembro a 23 de dezembro
  Feira do Livro Limiano
23 de dezembro
  Fórum Municipal da Juventude
21 de dezembro a 28 de dezembro
  Concerto de Natal do Orfeão Limiano
29 de dezembro
  Recolha de Sangue na Escola António Feijó
01 de setembro a 31 de dezembro
  Exposição Temporária: 'Os Limianos na Grande Guerra: centenário da I Guerra Mundial (1914-2014)'
Todos os Eventos
Agenda Cultural
Fatura Eletrónica:

Gab. de Apoio ao Emigrante:

Visite:

Websites do Município

Figuras Limianas
Catarina Capa Yupange
 
Festival Percursos da Música já é uma referência cultural
Cultura| 02 de agosto de 2011
Festival Percursos da Música já é uma referência cultural
Festival Percursos da Música já é uma referência cultural
O Festival Percursos da Música, patrocinado pelo Município de Ponte de Lima e organizado pela Academia de Música Fernandes Fão - AMFF em colaboração com o Teatro Diogo Bernardes, terminou no passado dia 24 de julho, com um belo espetáculo do Projeto Fragrância, na escadaria da Capela das Pereiras. Esse esplêndido cenário natural abrilhantou ainda mais uma noite dedicada ao jazz, blues e bossa nova.

A diversificação de géneros dos dezoito espetáculos, todos de enorme qualidade e o seu enquadramento no património arquitetural da vila constituíram um dos eixos fortes deste Festival. A adesão foi francamente positiva, embora a formação sustentada de públicos seja uma tarefa que gradualmente se vai implementando, no entanto o festival contribui eficazmente para que Ponte de Lima se afirme como uma terra de cultura. Artistas de grande craveira, vindos de todo o país e do estrangeiro, dignificaram sobremaneira todos os eventos que mereceram a atenção da imprensa especializada, como o Jornal de Letras, nas palavras elogiosas de Manuela Paraíso. "Percursos da Música 2011" contou, também, com a presença do Diretor-Adjunto da Antena 2, João Almeida, que enriqueceu com os seus comentários o Concerto com os pianistas catalães, Carlos Lama e Sofia Cabruja. Esta colaboração atesta bem o caminho sólido deste Festival e o seu reconhecimento gradual no país.

Assim a vila animou-se com TangoX4, a Tertúlia do Fado de Coimbra, Música Tradicional dos "Realejo", Percussão com as "Tucanas", grupos corais, português, "Coro Anonymus" e inglês, "Coro de St. Martin", música de câmara, com o Ensemble de Sopros da Academia de Música de Ponte de Lima, polo da AMFF, o Sexteto CMSM, as Guitarras 4por4, o violoncelista francês Renaud Déjardin e o pianista russo Léon Kishkin, o Concerto de Piano e Orquestra da AMFF, com Olga Amaro, e o barítono José d'Eça com o pianista Álvaro Teixeira Lopes.

O público pôde, ainda, deliciar-se com os solistas Margarida Prates, ao piano e João Diogo Leitão à guitarra, bem como com a palestra sobre o compositor barcelense Miguel Ângelo que contou com a participação da conferencista e professora universitária Ana Maria Liberal e o pianista Edgar Cardoso.

Para além do Concerto comentado por João Almeida, outros espetáculos foram igualmente ilustrados por Margarida Prates, de Lisboa e colaboradora assídua da Antena 2 e Eugénia Moura, diretora da AMFF e diretora artística do Festival, o que permitiu uma audição mais atenta e participada por parte dos espetadores.

As exposições de Fotografia e de Pintura, na Capela das Pereiras e na Torre da Cadeia respetivamente, mostraram uma outra abordagem de um Festival que se propôs, desde a primeira edição, divulgar os diferentes caminhos da música, simultaneamente na sua especificidade e nas suas ligações às outras artes. Finalmente, de salientar o protocolo entre o Festival, na figura da Academia de Música, e os Solares de Portugal, o que permitiu aos artistas fruir da estadia no Paço de Calheiros. Todos eles foram unânimes em manifestar o seu agrado pelo conhecimento desta rede e o seu prazer por dela terem usufruído. O próximo ano trará, seguramente, outras surpresas. A mesma exigência de qualidade aliada à exploração de novos locais e de novos artistas serão desafios para a organização do Festival e para o público que esperamos continuar fiel e cada vez mais assíduo no seu apoio e participação.

Palavras chaves
voltar
Imprimir Imprimir Enviar Enviar Partilhar
topo
Últimas notícias da categoria: Cultura
FEIRA DO LIVRO LIMIANO - Biblioteca Municipal de Ponte de Lima / 9 a 23 de dezembro | 05.12.2014
Museus de Ponte de Lima / Museu dos Terceiros e Museu do Brinquedo Português | 18.12.2014
Orfeão Limiano – Concertos de Natal 21 de Dezembro de 2015 – 15h30 – Igreja Matriz de Ponte de Lima 28 de Dezembro de 2015 – 15h30 – Igreja Nova da Correlhã | 18.12.2014
Visite a Feira do Livro Limiano na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima até 23 de dezembro | 12.12.2014
Palestra/debate “Os limianos na I Guerra Mundial: memórias” | 11.12.2014
 
Cidadania Ativa
 
 
 
 
 
 
Previsão do Tempo
+ dias | Risco de Incêndio
Farmácias
Notícias via e-mail

Coloque o seu email: