Município de Ponte de Lima promove a Semana da Floresta e da Água | 20 a 24 de março
Ambiente| 20 de março de 2017

A Câmara Municipal de Ponte de Lima vai promover, de 20 a 24 de março de 2017, a Semana da Floresta e da Água. Durante os cinco dias, irão desenvolver-se várias ações, com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar e a população em geral para a defesa da floresta e destacar o seu interesse económico para a região.

A vila limiana destaca-se, por ter uma preocupação constante com a sua beleza natural, que nos pode proporcionar momentos únicos e inesquecíveis. Para isso, tem promovido ações de sensibilização e informação junto da comunidade para uma maior rentabilização dos recursos endógenos, nomeadamente na proteção e gestão da floresta, que por sua vez aumenta a melhoria da qualidade de vida, a diversificação da dinâmica económica, social e cultural, a qualificação da oferta turística, entre outras.

No dia 20 de março pelas 9 horas iniciam-se as atividades, com uma palestra sobre o "Ciclo da Água" com a professora Cristina Pontes, no Auditório do Centro de Interpretação Ambiental. À tarde, um conjunto de alunos vai fazer o percurso 1 da Área Protegida das Lagoas, com atividades interativas.

No dia seguinte (21 de março), às 15h30 horas comemora-se o Dia da Floresta, com a visita das crianças ao Parque Florestal da Quinta de Pentieiros e a descoberta de espécies autóctones e atividade de decalques de troncos e folhas.

O Dia Mundial da Água é assinalado no dia 22 de março, e a enfermeira Isabel Ribeiro vai ministrar uma palestra alusiva ao tema, às 9 horas, no Auditório do Centro de Interpretação Ambiental. De forma a lembrar este data, realizar-se-á o Percurso 1 da Área Protegida das Lagoas com atividades interativas para as crianças.

Das 14 horas às 15h30 do dia 23 de março, está prevista a realização de mais uma caminhada pelo Percurso 1 da Área da Área Protegida das Lagoas com atividades interativas e muita animação.

No último dia desta atividade, às 17 horas haverá uma "Observação do Céu Noturno", aberto a toda a comunidade mediantes inscrição via e-mail ou telefone.

Esta semana de atividades junto da comunidade escolar, torna-se de fundamental importância para a conscientização da população estudantil em relação à educação ambiental e atitudes do dia-a-dia que fazem a diferença, por isso devemos educar as nossas crianças nesse sentido, para que haja um cescimento sustentável da terra, sem comprometer o nosso futuro.