Ponte de Lima - Agrupamento de Escolas de Freixo Distinguido pela Ashoka como Escola Changemaker
Educação| 20 de março de 2017

O Município de Ponte de Lima congratula-se com mais um prémio arrecadado pelo Agrupamento de Escolas de Freixo, distinguido como Escola Changemaker pela Ashoka - ONG (Organização não Governamental, sem fins lucrativos).

O Agrupamento de Escolas de Freixo integra, desde o passado dia 14 de março o primeiro grupo de escolas portuguesas selecionadas para o Programa Escolas Changemakers da Ashoka. Após um processo de avaliação iniciado em setembro de 2016, das 100 inicialmente identificadas, foram destacadas cinco que incutem nos seus alunos a empatia, o trabalho em equipa, a liderança, a resolução de problemas e o desenvolvimento de mudanças para promover a transformação na educação.

Para além do Agrupamento de Escolas de Freixo, do concelho de Ponte de Lima, integra esta rede o Colégio de São José, em Coimbra, a Escola Básica Integrada de Rabo de Peixe, nos Açores, a Escola Profissional Magestil, em Lisboa, e a Park International School, em Lisboa.

Segundo a Ashoka, estas são escolas que pretendem dotar os seus alunos de capacidades de gerar ideias e de resolução de problemas de forma eficaz e, assim, promoverem uma mudança positiva na sociedade em que se inserem.

A cerimónia pública de reconhecimento decorreu na Fundação Calouste Gulbenkien, em Lisboa, com a presença do Secretário de Estado da Educação, Dr. João Costa, e de muitos outros parceiros do programa.

Considerada como a maior rede mundial de Empreendedores Sociais (mais de 3.500 espalhados por 84 países) a Ashoka é a 6.ª maior ONG do mundo, investindo em pessoas e ideias inovadoras com potencial de realizar mudanças positivas na sociedade, de forma sustentável e duradoura e na criação de uma sociedade de changemakers.

Em Portugal, a Ashoka surge estrategicamente focada na Educação, assumindo como prioridade o Programa Escolas Changemakers. Desta forma, Portugal inicia, em 2017, um processo de 3 anos de identificação de projetos educativos que, em todo país, e independentemente da sua tipologia, alinhem com esta visão EACH (Everyone a Changemaker) e estejam motivados e com capacidade para disseminar esta atitude e esta mudança de paradigma, para além da mobilização e agregação de valor de muitos líderes da mudança no setor em território nacional.