.: Município de Ponte de Lima :.
Página Inicial
Para visualizar as imagens rotativas tem que instalar o leitor de flash, clique aqui.
Infinite Menus, Copyright 2006, OpenCube Inc. All Rights Reserved.
Categorias Categorias
Acção Social
Ambiente
Autarquia
Cultura
Desporto
Economia
Educação
Juventude
Modernização Administrativa
Protecção Civil
Saúde
Serviços
Sociedade
Turismo
Agenda de Eventos
Categorias
01 de março a 31 de maio
  Exposição Temporária: 'Oito Mulheres, Oito Autoras: Exposição de Literatura no Feminino'
18 de março a 30 de junho
  Exposição Temporária 'Há Pinturas para Restaurar'
18 de abril a 20 de maio
  Prémio Empreendedorismo e Desenvolvimento Rural
29 de abril a 01 de maio
  Concurso de Saltos Internacional de Ponte de Lima
01 de maio
  Banda de Música de Estorãos
Todos os Eventos
Agenda Cultural
Fatura Eletrónica:

Gab. de Apoio ao Emigrante:

Visite:

Websites do Município

Figuras Limianas
D. Frei Francisco de S. Luís
 
px
Museu do Brinquedo Português em Ponte de Lima - Secretário de Estado do Ensino e Administração Escolar Preside à Inauguração Oficial | 8 de junho às 17h30
Cultura| 05 de junho de 2012
Museu do Brinquedo Português em Ponte de Lima - Secretário de Estado do Ensino e Administração Escolar Preside à Inauguração Oficial | 8 de junho às 17h30
Museu do Brinquedo Português em Ponte de Lima - Secretário de Estado do Ensino e Administração Escolar Preside à Inauguração Oficial | 8 de junho às 17h30

A partir do próximo dia 9 de junho, Ponte de Lima oferece aos seus visitantes a oportunidade de recordar os brinquedos dos seus tempos de criança. É o 1º Museu do Brinquedo Português em Ponte de Lima, que nos apresenta por ordem cronológica o fabrico do brinquedo português desde os finais do século XIX até 1986 - data de adesão de Portugal à CEE - Comunidade Económica Europeia.

A coleção de brinquedos é vasta e valiosa, e mostra a evolução do brinquedo de fabrico português e os seus fabricantes.

A viagem começa num comboio de zinco, que nos leva a conhecer a história de alguns dos mais importantes fabricantes nacionais de brinquedos, passando para o confronto entre o brinquedo português e o estrangeiro numa lógica de entendimento de fabrico; como se copiaram e se imitavam moldes estrangeiros.

A exposição incluiu ainda peças de coleção, cronologicamente ordenadas, década a década, enquadradas com as alterações formais e técnicas e associadas às transformações sociopolíticas do mundo, cujo impacto foi sentido ao nível nacional. As rocas e as flautas de folha de flandres, os baldinhos de praia em madeira com motivos coloridos, as bonecas de pasta de papel, os canhões de folha, passando pelas camionetas, barcos, comboios, triciclos, aos carros a pedais, percorrendo o mundo dos plásticos, apogeu do brinquedo português, até aos Estrumfes em pvc, tudo se fez em Portugal. Os contextos são vários e ajudam-nos a perceber o caminho do brinquedo português ao longo dos tempos.

A inauguração oficial do Museu do Brinquedo Português será presidida por Sua Excelência o Secretário de Estado do Ensino e Administração Escolar, João Casanova de Almeida, na próxima sexta feira, dia 8 de junho, às 17h30.

O Museu do Brinquedo Português instalado na Casa do Arnado, no Largo da Alegria, em Além da Ponte-Arcozelo, será mais um ponto de interesse cultural e turístico da Vila Mais Antiga de Portugal e resulta de um objetivo da politica cultural do Município, à qual se associa a Associação Concelhia das Feiras Novas e Carlos Anjos, um dos maiores colecionadores de brinquedos portugueses.

Para assinalar a abertura ao público, a entrada no Museu do Brinquedo Português é gratuita no sábado, dia 9 de junho, com um programa de animação recheado de brincadeiras, com insufláveis e pinturas faciais.

O Museu do Brinquedo Português de Ponte de Lima vai estar aberto de terça a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00.

Palavras chaves
voltar
Imprimir Imprimir Enviar Enviar
Share
topo
Últimas notícias da categoria: Cultura
Auditório Rio Lima com casa cheia para receber tradutor de Daniel Silva | 29.04.2016
Biblioteca Municipal de Ponte de Lima - Dia Mundial do Livro, Apresenta obra coletiva sobre literatura e jogo | 29.04.2016
Banda de Música de Estorãos | 1 de Maio – 16h00 – Teatro Diogo Bernardes | 27.04.2016
Tracy Vandal | Pedro e os Lobos | 30 de abril – 22h00 – Teatro Diogo Bernardes | 27.04.2016
Jacqui Naylor | 29 de Abril – 22h00 – Teatro Diogo Bernardes | 27.04.2016
 
Cidadania Ativa
 
 
 
 
 
 
Previsão do Tempo
+ dias | Risco de Incêndio
Farmácias
Notícias via e-mail

Coloque o seu email: