Caixa Forte, com Fernando Mendes
22 de agosto a 30 de novembro
  Exposição 'O Património Religioso de Ponte de Lima: Navió e Vitorinos dos Piães'
05 de dezembro
  Noiserv
12 de dezembro
  Gospel Collective / Concerto de Natal
01 de setembro a 31 de dezembro
  Exposição Temporária: 'Os Limianos na Grande Guerra: centenário da I Guerra Mundial (1914-2014)'
Fatura Eletrónica:

Gab. de Apoio ao Emigrante:

Educação| 30 de novembro de 2011
Município de Ponte de Lima apoia 'Soy Niño' na Rádio Ondas do Lima
A turma do 4º ano - D5 da Eb de Vitorino dos Piães participou num programa de rádio, na Rádio Ondas do Lima, no âmbito do projeto "Soy Niño", a decorrer na Área Protegida, com o apoio do Município de Ponte de Lima.

O Projeto, da autoria da venezuelana Grécia Rodriguez e do brasileiro Leonardo de Albuquerque, arrancou em setembro, na sequência de uma tese de doutoramento que ambos estão a frequentar na Universidade do Minho, na área de Sociologia da Infância.

Participa nesta ação a comunidade escolar que regularmente frequenta o Serviço Educativo da Área Protegida. De acordo com os autores, este projeto visa abordar diversas temáticas relacionadas com a cidadania infantil. Pretende-se abrir oportunidades de coparticipação, para que crianças e adultos desenvolvam juntos projetos de Educomunicação que possam ser usados na escola. Assim, as crianças participam, decidam e proponham as suas ideias utilizando a linguagem da média e as novas tecnologias de maneira construtiva. Estas ferramentas de sensibilização criadas de maneira cooperativa geram pontes de cultura de paz, de diálogo, compreensão e respeito aos valores do ambiente e da interculturalidade.

No programa radiofónico, realizado no dia 28 de novembro, as crianças do 4º ano da Eb de Vitorino dos Piães, com base nas técnicas já adquiridas apresentaram boas notícias desde os seus olhares sobre o mundo, a Área Protegida e a natureza, permitindo-lhe um contacto direto com um meio de comunicação social.

O Município de Ponte de Lima ao apoiar este projeto, coloca à disposição das crianças mais um instrumento para fomentar e estimular a sua participação na vida cívica, essencial para um bom funcionamento da sociedade e criação de uma consciência coletiva.

Em cada sessão os autores deste projeto aprendem através da sabedoria infantil porque a ideia é compartir saberes mútuos. Assim as técnicas permitem às novas gerações desenvolver a sua capacidade natural de intervenção e de comunicar, estimulando-os a descobrir os elementos necessários para a criação de um projeto de comunicação semelhante, através da elaboração de um jornal, um vídeo (diaporama) ou de uma rádio no seio da sua comunidade escolar.

Com uma sessão por semana, o projeto prolonga-se até abril.