Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo

municipio

Primeira Escola Distrital de Bombeiros do país encerrou em Ponte de Lima

Proteção Civil
17 Julho 2018

Dá-se por concluída a primeira Escola Distrital de Bombeiros do país. Numa Cerimónia Oficial que teve lugar no último sábado, em pleno Quartel dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima, assinalou-se o encerramento da iniciativa pioneira em solo nacional.

A ação surgiu fruto da premência em garantir um número de operacionais necessários para fazer face a períodos de ação mais críticos.

Esta foi “a primeira iniciativa, no país, a agregar um distrito inteiro no processo formativo dos seus bombeiros”, havia já explicado Marco Domingues, primeiro Comandante Operacional Distrital de Viana do Castelo, em pleno arranque do projeto que se fazia a 6 de janeiro deste ano.

Seis meses depois, o processo conclui-se, culminando na formação de 108 novos bombeiros estagiários, que reforçam agora as 12 corporações de bombeiros voluntários do Alto Minho.

Nas palavras do Eng.º José Maria Costa, presidente da CIM do Alto Minho, este dia de Cerimónia Oficial assinalou o fechar de um ciclo.

Parabenizando os envolvidos, o presidente da CIM, realçou a importância e a necessidade de uma unidade de formação de Bombeiros Voluntários. Considerando-os “bombeiros de exigência, já que as exigências são cada vez mais complexas”. O Engenheiro concluiu, afirmando que “cada vez mais precisamos de bombeiros bem formados e que tenham melhores condições para exercer a sua atividade”.

A iniciativa que surgiu da colaboração entre a Federação dos Bombeiros do Distrito de Viana do Castelo e o Comando Distrital de Operações de Socorro, finda agora, sendo apelidada como um “exemplo” para o resto do país, por Jaime Marta Soares, presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses.

Voltar
 
- <