Confeitos Para Todos – A Festa da Amizade | Serviço Educativo do Teatro Diogo Bernardes | Turma 11 da EB1 de Ponte de Lima | 21 de Junho – 17h00 – Teatro Diogo Bernardes

19 Junho 2018

No próximo dia 21 de Junho, no Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima, será apresentado o exercício espectáculo Confeitos Para Todos – A Festa da Amizade, inserido no Curso de Teatro de Longa Duração para o 1.º Ciclo, pela Turma 11 da EB1 de Ponte de Lima, resultante do Serviço Educativo do Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima, da responsabilidade do Município de Ponte de Lima em parceria com a Fértil Cultural, com direcção de Neusa Fangueiro e apoio de Rui Alves Leitão e Albertina Rêgo, com entradas gratuitas e para maiores de 3 anos.

“Numa cidade, disfarçada de floresta, onde árvores se misturam e se fazem parecer casas, um grupo de amigos preocupado com o mundo procura algo valioso que possa salvar este de todo o mal que o está a assombrar. Num brincar ao faz de conta onde a imaginação é primordial, estes meninos na sua busca encontram um monstro… imaginário composto pelos corpos de outras crianças.”

Recorde-se que no passado dia 26 de Maio, no Largo da Alegria (Além da Ponte), foi apresentado o exercício final da formação/curso de longa duração do Serviço Educativo do Teatro Diogo Bernardes 2017-2018, dirigido aos actores dos grupos de teatro do concelho, com o título Turistas.

O espectáculo resultou da formação para actores dos grupos Duplaface Companhia das Artes, Gorilas e Pequenos Actores do Lima, de Ponte de Lima, no âmbito do Serviço Educativo do Teatro Diogo Bernardes, também sob a direcção da Fértil Cultural, estrutura profissional de teatro.

No decurso da formação, foram abordadas várias técnicas de interpretação, explorando a voz, o corpo e as emoções, bem como temas como a dramaturgia, a encenação e a música em cena, para que os participantes desenvolvessem novas formas de expressão dramática e criação teatral.

Para a temporada de 2018-2019, coincidente com o próximo ano lectivo, o Serviço Educativo do Teatro Diogo Bernardes irá manter o Curso de Teatro de Longa Duração dirigido ao 1.º Ciclo e a formação de teatro para adultos, com destaque para os actores amadores do concelho.

Serão ainda, ao nível escolar, acrescentadas mais duas ofertas educativas.

Visitas Encenadas ao Teatro – É usual os teatros de agora abrirem as suas portas aos públicos escolares de forma a mostrar como funcionam tecnicamente; no entanto, se esta apresentação for meramente técnica pode cair numa linguagem desadequada e cansativa para o público a que se está a dirigir. Uma forma de contornar este problema é transformar a visita técnica numa criação artística ambulante pelo teatro. São vários os teatros que adoptaram este modelo com resultados positivos.

Papim Papa Palavras – Espectáculos de Teatro Para os Jardins de Infância

Papim, um monstro papão fora do vulgar, em vez de assustar meninos vem para lhes mostrar a magia das palavras existentes nas histórias. Um monstro imaginário criado pela mãe do Afonso através do seu brinquedo preferido, um móbil cheio de palavras ilustradas. Durante o espectáculo vamos brincar com muitas palavras e a sua sonoridade. A porta bate e o Papim, que é um papão, papa tudo o que lhe aparece à mão.

“Papim Papa Palavras” é uma criação dedicada à primeira infância, com Criação e Interpretação de Neusa Fangueiro e Rui Alves Leitão e Criação Plástica Theresa Campos.

O interesse na participação nas distintas actividades e/ou na recepção do espectáculo “Papim Papa Palavras” deve ser comunicado pelos estabelecimentos de ensino do concelho de Ponte de Lima, através de correio electrónico, até 30 de Junho de 2018.

Os Serviços do Teatro Diogo Bernardes comunicarão às escolas a decisão final até 15 de Agosto de 2018.

O início das actividades decorrerá em Outubro de 2018.

Mais informações no Teatro Diogo Bernardes, pelo telefone 258 900 414 ou pelo email teatrodb@cm-pontedelima.pt.