Mesa dos Quatro Abades | 17 de junho – 12 horas

14 Junho 2018

Em Ponte de Lima a tradição mantém-se. A Mesa dos Quatro Abades realiza-se no próximo domingo, 17 de junho, a partir das 12 horas.

A tradição remonta ao século XVII, à volta de uma mesa em granito que se apoia no marco divisório que une as quatro freguesias do Concelho de Ponte de Lima, sendo elas Calheiros, Cepões, Bárrio e Vilar do Monte.

Esta secular tradição celebra-se no 3º domingo do mês de junho. A mesa é ladeada por quatro bancos também em granito, cada um assente no território de cada freguesia, onde outrora os representantes de cada paróquia sentavam-se para debater e resolver os mais diversos assuntos consultando os fiéis, que se encontravam ao seu redor.

Cabe ao Presidente de cada junta de freguesia apresentar as suas reivindicações ao Presidente da Câmara de Ponte de Lima, que preside a esta cerimónia tradicional. Trata-se de um fórum popular com relevo para as questões ligadas ao desenvolvimento regional. A música tradicional portuguesa complementa este típico costume limiano.

Coordenadas GPS:

Latitude: 41º49’54,905’’N