Executivo Municipal de Ponte de Lima visitou empresa de produção de cogumelos Shitake

Autarquia
14 Junho 2018

No âmbito da política de apoio às empresas instaladas no concelho, o Executivo Municipal visitou a Etnoglamour – empresa de produção de cogumelos Shitake.

Trata-se de uma empresa jovem, começou a laborar em setembro do ano passado, produzindo cogumelos Shitake em madeira de eucalipto e carvalho. Ocupando uma área de 1000m2, o projeto resultou de um investimento de cem mil euros e já produz semanalmente cerca de 100Kg de cogumelos.

De acordo com os responsáveis e autores do projeto, atualmente o escoamento é feito sobretudo para os pequenos comerciantes e restauração de toda a região, no entanto, o objetivo é “aumentar a área de exploração em 800m2 no sentido de aumentar a produção de forma a conseguirmos chegar a outros mercados, nomeadamente ao mercado da vizinha Galiza, em Espanha”, adiantou Nuno Malheiro, dirigente da Etnoglamour.

Reconhecidos pelas suas características nutritivas e medicinais, esta produção de cogumelos Shitake surpreendeu o Executivo Municipal, pelo seu fator de inovação (..) “Usam tecnologia de ponta, têm mercado, asseguram o escoamento do produto e já perspetivam o aumento da área de produção” disse o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Engº Victor Mendes durante a visita.

O autarca considerou que esta visita à Etnoglamour enquadra-se no “apoio que temos vindo a desenvolver junto dos empresários seja por via dos benefícios fiscais e criação de condições de atratividade, do desenvolvimento de infraestruturas de acolhimento, da procura de canais e redes de contacto de potenciais mercados, da partilha e construção de plataformas on-line de apoio às empresas, da simplificação e acompanhamento dos processos administrativos, da colaboração com o nosso Gabinete e Inserção Profissional (GIP) e do apoio ao empreendedorismo local.”

Estas visitas in loco às unidades empresariais e aos respetivos projetos do concelho vão continuar, como forma de auscultar as dificuldades sentidas e as perspetivas de futuro, considerando o Executivo Municipal que são as suas competências, para a sustentabilidade e progresso do nosso tecido empresarial.