Câmara Municipal de Ponte de Lima aprova o Auto de Consignação da empreitada de “Construção da Ecovia das Laranjas – 2.ª fase em Refoios do Lima”

Autarquia
25 Maio 2018

Considerando a aposta no desenvolvimento local, através da promoção ativa da qualidade de vida, um importante contributo para o desenvolvimento de serviços turísticos o Município de Ponte de Lima procedeu à assinatura do Auto de Consignação da empreitada de “Construção de Diversos Equipamentos do projeto de valorização Paisagística das Margens do Rio Lima – Ecovia das Laranjas – 2.ª fase”, adjudicada à firma Primus Lean – Engenharia e Construção, pelo valor de 126.982,70€.

O projeto enquadra-se na estratégia de desenvolvimento regional Alto Minho 2020, no âmbito da ação “Alto Minho com um destino de excelência turística”, no qual está prevista a criação de dinâmicas de ação no território que combinam os recursos naturais, patrimoniais e culturais.

Para a Presidente da Junta de Freguesia de Refoios do Lima, Gabriela Fernandes, esta “obra vai valorizar ainda mais este local, esta é uma área de lazer muito procurada, pelo que esta intervenção é uma mais-valia para potenciar esta zona de beleza natural”.

A intervenção consiste na finalização da Rede de Ecovias do Lima, que ligará Refoios, Ponte de Lima ao concelho de Arcos de Valdevez, tendo por base o traçado construído ao longo dos anos nesta zona da margem direita do rio Lima. A obra assenta essencialmente na regularização do troço, mantendo uma largura constante, e a colocação de guardas de madeira para proteção dos utilizadores.

Segundo o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Victor Mendes, este “é um dos locais mais bonitos do concelho, a remodelação desta troço completa um conjunto de ecovias que temos vindo a dinamizar, valorizando as margens do Rio Lima”.

O autarca considerou ainda que “provavelmente o investimento nas ecovias foi um dos que teve mais retorno”. A empreitada de Construção de Diversos Equipamentos do projeto de valorização Paisagística das Margens do Rio Lima – Ecovia das Laranjas – 2.ª fase, foi submetida a uma candidatura no âmbito do Portugal 2020 e foi aprovada a 100%.

De referir ainda que a Rede de Ecovias do Lima, integrada na Rede de Ecopistas do Alto Minho, visa contribuir para posicionar o concelho e a região enquanto destino de Cycling e Walking, sendo uma alavanca para o reforço da coesão territorial, e consequentemente para um impacto positivo na economia local e regional.

O prazo de execução da obra é de seis meses, prevendo-se a sua conclusão até ao final do ano.