…À Direita de Onde Nasce o Sol, em Frente… | Ego Sum Companhia de Dança | 18 de maio – 22h00 – Teatro Diogo Bernardes

17 Maio 2018

A 18 de maio, sexta-feira, às 22h00, no Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima, é apresentado mais um espectáculo de dança contemporânea, desta vez a estreia da EGO SUM Companhia de Dança com o espectáculo …À direita de onde nasce o Sol, em frente…, com Direcção Artística e Direcção Executiva de Susana Domingues, Criação e Coreografia de Juliana Fernandes, numa co-produção de EGO SUM Companhia de Dança, Arte em Movimento e Teatro Diogo Bernardes – Ponte de Lima.

EGO SUM nasce com a vontade de proporcionar um treino completo e coerente a nível físico e intelectual do bailarino (flexibilidade, técnica, improvisação, capacidade criativa e interpretativa, dando-lhe a conhecer diferentes potencialidades do corpo, não só a nível de movimento, mas também intelectuais); e promover criatividade e individualidade em cada um dos membros, dando-lhes um papel significativo no processo criativo, tudo isto feito num ambiente dedicado, organizado e mais profissional.

O que se propõe a companhia face ao público?

Demonstração de trabalho em equipa e espírito de grupo com sentido de responsabilidade e respeito pelas diferenças; criação valorizada, melhorando o desempenho artístico e assumindo os desafios que contribuam para o crescimento da mesma; promover a criatividade e o espírito de iniciativa.

O resultado do trabalho desenvolvido pela equipa apresenta-se através da primeira peça da EGO SUM, intitulada …à direita de onde nasce o Sol, em frente…

Com a duração aproximada de 45 minutos, a peça representa os primeiros meses da companhia, naquela que é a primeira experiência em conjunto.

Funciona como uma continuação, um trecho de algo que já teve início e que ainda não vê o final: tudo se passa como que em tempo real, como se encontrássemos este grupo de pessoas que está em viagem e o acompanhássemos durante 45 minutos. Não se sabe, nem interessa saber onde começaram a viagem, porquê e onde irão acabar, apenas que a sua direcção é Norte.

Nesta viagem, deparar-se-ão, público e intérpretes, com várias situações que lhes darão a conhecer o Norte de Portugal, algumas das suas características mais conhecidas, o carácter do povo que o habita e as tradições… não da forma mais convencional, mas pela maneira como o grupo as confronta as sente na sua própria visão e mentalidade.

A vida estará sempre incutida como metáfora constante.

Cada um de nós tem uma mochila que se vai enchendo de questões, certezas, imagens, vontades, ao longo do caminho.

Convida-se, por isso, o público a uma partilha mútua de experiências e emoções, as quais se compilaram em forma de coreografia.

Para além da peça principal, apresenta-se um prelúdio a solo pela coreógrafa Juliana Fernandes, em que a exploração da vertente performativa estará mais visível e que pretende explorar a palavra “viagem” de uma forma mais introspectiva e pessoal: de que forma o local onde estamos nos afecta emocional e fisicamente? De que maneira o relevo, o clima, as cores da paisagem com que nos deparamos diariamente nos movem, nos transformam? Quem somos em função de onde vivemos, daquilo com que nos deparamos no quotidiano, são questões colocadas neste solo, que se foca no

ser humano, sobretudo na sua vertente animal, perceptiva e observante, que assume o entorno como seu, o altera e também se deixa alterar, como entorno do outro.

Ficha Artística e Técnica

Conceito | Juliana Fernandes e Susana Domingues

Direcção Artística e Direcção Executiva | Susana Domingues

Criação e Coreografia | Juliana Fernandes

Produção Executiva | Arte em Movimento, EGO SUM Companhia de Dança

Interpretação e co-criação | Carolina Sendim, Catarina Carvalho, Catarina Marques, Cristiana Neto, Fabiana Mar, Juliana Fernandes, Leonor Almeida, Maria Carmo, Marta Cardoso, Marta Ravazzini e Rita Machado

Desenho de Luz | Élio Moreira

Vídeo | Afonso Barros

Fotografia | Miguel Estima

Design do Cartaz | Helena Forte de Sá sobre fotografia de Susana Domingues

Figurinos | Maikulo Senhora Dona

Divulgação e Promoção | EGO SUM Companhia de Dança e Teatro Diogo Bernardes – Ponte de Lima

Apoios | Arte em Movimento, Município de Ponte de Lima, Teatro Diogo Bernardes – Ponte de Lima

Co-Produção | EGO SUM Companhia de Dança, Arte em Movimento e Teatro Diogo Bernardes – Ponte de Lima

Maiores de 6 anos

Bilhetes à venda (3,00€) e mais informações no Teatro Diogo Bernardes, pelo telefone 258 900 414 ou pelo email teatrodb@cm-pontedelima.pt.