Surma e Dawn: Bird em Concerto no Teatro Diogo Bernardes | Festival Um ao Molhe | 12 de maio – 22h00 – Teatro Diogo Bernardes

11 Maio 2018

Surma, que ao longo do último ano actuou de norte a sul do país, passando por festivais como o Super Bock Super Rock, Milhões de Festa ou Lisb On e levou o seu concerto a países como Espanha, França, Suécia, Reino Unido e Alemanha vai estar entre nós, em concerto no Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima, no próximo sábado, 12 de maio, às 22h00, integrada no Festival Um Ao Molhe.

Surma é One Woman Band cujo disco de estreia, "Antwerpen", lançado a 13 de outubro de 2017, já recebeu páginas de destaque em meios como o Público, Expresso ou Blitz e apresentações em Portugal, Espanha e França. Acabou de ser já confirmada para o South By Southwest 2018 e para o Festival Vodafone Paredes de Coura 2018.

Débora Umbelino é original de Leiria mas o que nos traz vem de locais bem mais exóticos. Surma é o seu projecto one woman band, onde domina teclas, samplers, cordas, vozes e loop stations em sonoridades que fogem do jazz para o post-rock, da electrónica para o noise e nos levam para paragens mais ou menos incertas, com paisagens desconhecidas e muito prazer na viagem.

O primeiro single/vídeo de apresentação "Maasai" é produzido por Emanuel Botelho (Ex-Sensible Soccers) e misturado e masterizado por Paulo Mouta Pereira. O vídeo, de Eduardo Brito, foi filmado na cidade fantasma de Doel.

Acabou de lançar o aguardado disco de estreia "Antwerpen", que não tem nenhum dos temas que habitualmente tocava ao vivo e que figurou na maioria das listas de melhores do ano, correu dez países em digressão e foi nomeado melhor disco independente europeu do ano pela Associação Europeia de Editoras Independentes, ao lado de nomes como The XX, Ibeyi, King Krule ou Fever Ray.

"Hemma" foi o primeiro single do disco que tem sido aclamado pela crítica e que foi produzido pela Casota Collective (que integra elementos dos First Breath After Coma) e masterizado por Paulo Mouta Pereira.

A primeira parte do concerto será assegurada pelo projecto Dawn:Bird, de Marco Lima.

Marco Lima, mentor de projectos como os Spincity, Sulfur Giant e Heart:Brokers, abraçou uma sonoridade intimista, desprovida de electricidade. Vocalista nato transmite a cru o que lhe vai pela alma. O frio das composições simples são a dureza do corpo calejado, cujas melodias, permanecem errantes no ouvido.

Bilhetes à venda (3,00€) e mais informações no Teatro Diogo Bernardes, pelo telefone 258 900 414 ou pelo email teatrodb@cm-pontedelima.pt.