Ponte de Lima abre a terceira porta da Viagem no Tempo pelo Alto Minho, a 5 de maio

04 Maio 2018

A herança romana deixada na região do Alto Minho é o tema da terceira Porta do Tempo, que vai amnahã, dia 5 de maio, em Ponte de Lima. Promovida pelo Município de Ponte de Lima e pela CIM Alto Minho, no âmbito do projeto “Alto Minho 4D: Viagem no Tempo”, a apresentação da porta contará com uma conferência dedicada à cultura romana e uma visita performativa junto à Ponte Romana que atravessa a vila.

A herança que os romanos nos deixaram no nosso património cultural e arquitectónico, assim como as transformações ocorridas à época na sociedade, serão os pontos de partida para a conferência sobre a “Rota do Romano”, que terá lugar no sábado, 5 de maio, pelas 11 horas, no Auditório Municipal de Ponte de Lima. A abordagem estará a cargo de Brochado Almeida, professor emérito da Universidade do Porto e de Rui Morais, professor da Universidade do Porto.

A participação na conferência é gratuita, mas implica inscrição prévia no site da CIM Alto Minho: www.cim-altominho.pt.

No período da tarde, pelas 15h00, será efetuada uma performance alusiva ao tema na entrada do Pavilhão de Feiras e Exposições de Ponte de Lima e, mais tarde, com partida junto à Igreja de Santo António da Torre Velha, a partir das 16h30, uma visita de estudo à Ponte Romana e aos miliários de Faldejães.

Durante o dia, e integrando também o programa, um grupo de sketchers percorrerá aquela que é a vila mais antiga de Portugal, no registo de pormenores do património de Ponte de Lima, no âmbito da acção “Sketching com História”.

Para Ponte de Lima, a rota escolhida foi a do Romano, bem marcada na ponte, que carateriza a vila e lhe dá parte do nome. Embora com um troço medieval, a atual ponte mantém parte da ponte romana: são cinco arcos a partir do grande arco que está em leito seco. A data apontada para esta ponte é o século I, uma vez que foi nessa época que se procedeu à abertura do trajecto de uma das vias militares do antigo "Conventus Bracaraugustanus", que ligava Braga a Astorga, neste caso a Via XIX, mandada abrir pelo Imperador Augusto.

Estas e outras abordagens serão apresentadas na visita de estudo, que será efectuada ao local no período da tarde do primeiro sábado de maio.

Sublinhe-se que o projeto “Alto Minho 4D – Viagem no Tempo” foi aprovado pelo Programa Operacional Regional do Norte – Norte 2020, no domínio do “Património Cultural”, e pretende criar uma rede de 10 rotas/ itinerários cronológicos culturais baseados na história e nos bens patrimoniais do Alto Minho. Com esta iniciativa intermunicipal, cada um dos concelhos do Alto Minho encabeçará uma dessas rotas que funcionará como o “portal” de acesso a uma “estação do tempo” (um núcleo museológico que funcionará num determinado espaço físico), que irá dispor de uma série de valências e no qual se apresentará uma sequência de recursos patrimoniais alusivos a essa rota e a serem visitados não só nesse concelho, mas em todo o território, promovendo-se um circuito (touring) cultural pelo Alto Minho e, consequentemente, a mobilidade turística na região.