IV Feira dos Jardins e Espaços Verdes em Ponte de Lima | Concurso “Ponte de Lima, Vila Florida” | Inscrições até final de maio

03 Maio 2018

Considerada como uma referência na preservação e criação de incomparáveis espaços verdes, Ponte de Lima promoveu a IV edição da Feira dos Jardins e Espaços Verdes.

Dedicado às plantas, ao mobiliário urbano e aos produtos e materiais de suporte à atividade de produção de plantas, aos equipamentos de jardinagem e às tecnologias de gestão dos espaços verdes, o Pavilhão de Feiras e Exposições transformou-se num jardim.

O evento que exibiu um variado conjunto de amostras de plantas ornamentais, relvados, ervas aromáticas e medicinais, sementes, bem como mobiliário urbano, substratos e adubos, produtos agrícolas, material de rega, maquinaria, tratores, vasos e diversos equipamentos, resultou numa excelente oportunidade para os produtores nacionais apresentarem as últimas novidades deste sector.

O Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima salientou “temos uma preocupação muito grande com os espaços verdes e jardins, temos a única infraestrutura do país relacionada com esta temática, o Festival Internacional de Jardins, uma alavanca muito importante para a promoção do nosso concelho. (..) Ponte de Lima está intimamente associada aos jardins, à preservação ambiental e à valorização do nosso património”. O autarca considerou ainda que este evento “visa dar a conhecer o tecido empresarial desta área. Reafirmamos ainda a marca Ponte de Lima como sendo a Vila mais Florida de Portugal.”

Organizada pelo Município de Ponte de Lima a Feira dos Jardins e Espaços Verdes contou com a presença de 22 expositores e apresentou diversos Workshops e Showcookings relacionadas com os jardins e espaços verdes. Na senda desta temática foi anunciado pela Vice-presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Engª Mecia Martins que o Concurso “Ponte de Lima, Vila Florida”, prolonga o período de inscrições até ao final de maio.

Esta iniciativa do Município de Ponte de Lima, com periodicidade bienal, tem como objetivo embelezar e inovar as janelas, varandas, espaços comerciais, de alojamento e de restauração, e canteiros na via pública, em todo o perímetro do concelho.

Ao lançar este desafio a todos os residentes ou pessoas que possuam ou ocupem imóveis dentro do concelho de Ponte de Lima, a título individual ou coletivo (condomínios), e todas as entidades públicas ou privadas que possuam ou ocupem imóveis na referida área, pretende-se promover uma nova imagem de Ponte de Lima, sensibilizando os cidadãos para outras formas de Sentir e Viver Ponte de Lima, incentivando de forma notória o gosto pelos espaços verdes, tirando partido dos jardins de proximidade, proporcionando novas vivências e formas de estar, para além de um contributo claro para o aprofundamento da promoção do civismo e da consciência ambiental.

São três as categorias para as quais cada concorrente pode apresentar-se a concurso: Janela mais florida; Varanda mais florida; Canteiro mais florido e Estabelecimento (comercial e/ou de alojamento e/ou de restauração) mais florido.

feira_jardins_2018_2
feira_jardins_2018_3