Ponte de Lima assinalou o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

20 Abril 2018

A Vila Mais Antiga de Portugal assinalou, esta quarta-feira, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, criado pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS), com uma visita guiada pelo património classificado do Centro Histórico da Vila de Ponte de Lima.

Neste ano de 2018 o tema proposto pelo ICOMOS Internacional foi o Património Cultural: de geração em geração, divulgado pela Direção-Geral do Património Cultural. Ponte de Lima promoveu uma visita guiada pelo património classificado do Centro Histórico da Vila de Ponte de Lima, sendo esta uma oportunidade para divulgar alguns dos seus Monumentos Nacionais, Imóveis de Interesse Público, Imóveis de Interesse Municipal e Monumentos de Interesse Público.

Ponte de Lima dispõe de um valioso património histórico, com cerca de cinquenta monumentos classificados em todo o concelho, quinze deles situados no Centro Histórico.

Considerando que o Centro Histórico de Ponte de Lima é uma “referência, sendo um dos mais bem preservados a nível nacional”, o Presidente da Câmara Municipal, Eng.º Victor Mendes, destacou “o papel fundamental do Município ao longo dos anos na valorização do nosso património histórico, com a mais-valia da rede museológica que temos vindo gradualmente a implementar. Hoje o nosso Centro Histórico é um centro histórico com vida, com alma”.

O autarca recordou a implementação do projeto Centro Com Vida, que visa a dinamização, gestão e conservação do parque habitacional do Centro Histórico de Ponte de Lima, através da promoção do arrendamento privado para cidadãos com idades compreendidas entre os 18 e os 40 anos que aí queiram passar a residir. “O Centro Com Vida já aprovou 33 candidaturas e já ajudou 43 jovens a residir no centro histórico” destacou o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima.

Neste Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, e tendo em conta que este ano de 2018 foi declarado como Ano Europeu do Património Cultural, o Município de Ponte de Lima deliberou o acesso gratuito ao Centro de Interpretação da História Militar de Ponte de Lima, importante espaço museológico instalado no Paço do Marquês, que aborda a importância desta localidade e do seu território na história militar portuguesa, desde a Antiguidade até aos inícios do Século XIX.