Município de Ponte de Lima e Teatro Diogo Bernardes apresentam um conjunto diversificado de espectáculos em período de comemoração do dia 25 de Abril | 20 a 25 de abril

19 Abril 2018

O conjunto de espectáculos que se apresentam nos próximos dias em Ponte de Lima tem início com teatro para a infância e famílias – a Companhia Elefante Elegante leva à cena, no Teatro Diogo Bernardes, às 22h00, Dança da Chuva, espectáculo que venceu, em 2017, o Prémio de Teatro Maria Casares na categoria de melhor espectáculo para a infância.

Que aconteceria se de repente deixasse de chover? Não durante um mês, um verão ou um ano, mas para SEMPRE? Esta é a pergunta que coloca a DANÇA DA CHUVA, um espectáculo sem palavras onde convivem o teatro gestual, a dança, a manipulação de objectos e as marionetas.

A Dança da Chuva trata de um tema sério através de uma encenação poética e visual. Os seus efeitos cómicos, plásticos e oníricos advertem e divertem o público familiar e infantil a partir dos 3 anos.

No dia seguinte, 21 de Abril, igualmente no Teatro Diogo Bernardes, às 22h00, sobem ao palco os Diabo a Sete para um concerto muito peculiar desta formação que muito tem contribuído para o desenvolvimento da música portuguesa.

Os Diabo a Sete estão de regresso aos palcos e aos discos. Figura de Gente é o título do álbum e do novo espectáculo. De entre os novos originais, destaque para Tamboril, o primeiro single do terceiro registo discográfico da banda.

O grupo sediado no Ateneu de Coimbra nasceu em 2003 e, desde então, tem percorrido vários palcos nacionais (e não só), tocando em festivais como o MED em Loulé, o Intercéltico de Sendim, o Bons Sons em Cem Soldos e o Festival Músicas do Mundo de Sines. Os Diabo a Sete têm vindo a construir um repertório baseado em temas originais e outros inspirados na música tradicional portuguesa, ainda que procurem sempre abordá-los sem preconceitos puristas e com a consciência de que a música que elaboram é contemporânea.

Em 2007, a banda lançou Parainfernália, o seu primeiro trabalho. Quatro anos depois surgiu Tarara, que contou com a participação de vários músicos convidados, entre os quais Carlos Guerreiro (Gaiteiros de Lisboa), uma das vozes de Paraíso Fiscal. Os novos temas de Figura de Gente aprofundam a tarefa de pegar em ritmos, sons e instrumentos associados à tradição e de lhe dar letras, roupagens e desenhos melódicos actuais.

A 24 de Abril, a partir das 22h00, no Largo de Camões, oportunidade para participar, gratuitamente, no baile popular em que actuará Delfim Júnior & Ympério Show.

No mesmo local, no dia seguinte, a partir das 16h00, lugar para o Concerto pela Banda Musical de S. Martinho da Gandra, com acessos também gratuitos.

Na noite de 25 de Abril, o Teatro Diogo Bernardes recebe, a partir das 22h00, Sérgio Godinho, que apresentará o seu mais recente trabalho “Nação Valente”.

Sérgio Godinho, o “escritor de canções”, está de regresso com “Nação Valente”, o novo disco e novo espectáculo. Não que Sérgio alguma vez tenha desaparecido das nossas vidas – por entre “Caríssimas Canções” e “Liberdade” de 2013 e 2014, respectivamente, encontrou ainda tempo para

o projecto “Juntos” com Jorge Palma assim como para a publicação do livro de contos “Vidadupla” e o romance “Amor mais que perfeito”, mas o seu último registo de originais “Mútuo Consentimento” data já de 2011.

“Nação Valente” traz-nos de volta ao conforto e à inquietação que Sérgio Godinho nos tem proporcionado ao longo da sua carreira. Mas transporta-nos ainda para territórios poéticos e musicais de alguma forma inéditos na obra do cantautor e que ilustrarão, seguramente, os seus futuros “best of”, um conjunto de temas que pode muito bem representar aquele que tem sido o “nosso” quotidiano na presente década.

Em palco, “Nação Valente” crescerá. Às canções que compõem o disco juntar-se-ão outras, menos recentes, das mais e menos conhecidas, e que por certo enriquecerão o retrato desta nação valente.

Bilhetes à venda, para os espectáculos em ambiente fechado e mais informações no Teatro Diogo Bernardes, pelo telefone 258 900 414 ou pelo email teatrodb@cm-pontedelima.pt