Município de Ponte de Lima apresentou a 3.ª Revista 'Ponte de Lima: do passado ao presente rumo ao futuro!'

20 Março 2018

O Município de Ponte de Lima apresentou o 3º número da revista “Ponte de Lima: do passado ao presente, rumo ao futuro!”, inteiramente dedicado ao General Norton de Matos e cuja apresentação esteve a cargo do Prof. Doutor Armando Malheiro da Silva.

Os artigos que compõem este volume resultam das intervenções proferidas no Colóquio “Memórias e trabalhos da Vida de Norton de Matos: 150º aniversário de nascimento” por conceituados investigadores - Prof. Doutor Armando Malheiro da Silva, Prof. Doutor Sérgio Neto, Prof.ª Doutora Maria Manuela Afonso da Fonte, Prof.ª Doutora Heloísa Paulo, Prof.ª Doutora Helena Pinto Janeiro e Dr. José Norton.

A emblemática personalidade limiana, José Mendes Ribeiro Norton de Matos nasceu na vila de Ponte de Lima a 23 de março de 1867. Morreu na sua casa de Ponte de Lima em 2 de janeiro de 1955.

Entre os inúmeros cargos exercidos por este ilustre limiano, que hoje, mais uma vez, homenageamos, destacam-se os seguintes: militar insigne, governador-geral de Angola e ministro da guerra. Foi, ainda um político ativo e opositor do Estado Novo, candidato à Presidência da República, diplomata, professor e escritor.

Recordamos, que em 2 de março de 2013 foi assinado o Protocolo de Cooperação entre os Herdeiros do General Norton de Matos e o Município de Ponte de Lima, cujo objetivo foi tratamento técnico e digitalização da biblioteca e arquivo da Casa Norton de Matos.

No âmbito do Projeto GEOARPAD (entre a Galiza e o Norte de Portugal) está atualmente em curso a descrição, digitalização e disponibilização online do Arquivo da Casa Norton de Matos, que passará a estar disponível para a investigação.

A apresentação da publicação esteve a cargo do Professor Doutor Armando Malheiro da Silva autor de diversos trabalhos académicos com referência a Norton de Matos e responsável pela organização do Arquivo e Biblioteca do General José Mendes Ribeiro Norton de Matos, localizado na Casa de Família em Ponte de Lima, encontrando-se atualmente a colaborar na candidatura em curso para a descrição, digitalização e disponibilização online do Arquivo da Casa Norton de Matos.

O Professor Doutor Armando Malheiro da Silva, que realçou o papel do Município de Ponte de Lima na promoção e na preservação da memória da cultura do concelho, considerou que “Ponte de Lima tem tradição e diversas figuras emblemáticas que podem e devem ser estudadas e publicadas como forma de valorizar e rico património cultural do concelho.”

Por sua vez, o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima identificou esta revista como um instrumento de trabalho que visa dar a conhecer grandes figuras de Ponte de Lima. O Presidente da Câmara Municipal revelou que a “autarquia mantém a preocupação em produzir uma revista de qualidade, promovendo a divulgando a nossa cultura.” O autarca agradeceu ainda à família do General Norton de Matos, por permitir a realização deste trabalho, que resultou num valioso espólio cultural sobre o General e que está à disposição da comunidade”.

apresentacao_revista_passado_ao_presente_rumo_ao_presente_2
apresentacao_revista_passado_ao_presente_rumo_ao_presente_3