Virgem Suta | 10 de março – 22h00 – Teatro Diogo Bernardes

09 Março 2018

Sábado, 10 de março, às 22h00, o Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima, abre portas para receber o concerto de Virgem Suta, na sequência dos grandes espectáculos musicais realizados recentemente, incluídos na programação da presente temporada, os quais têm atraído imensos espectadores, várias vezes com lotações esgotadas.

A história dos Virgem Suta não é a história normal das bandas de hoje em dia. Não foram descobertos através do Myspace ou do Youtube, não fizeram uso das auto-estradas da informação para conquistar os milhares de fãs. Valeram-se de duas guitarras, da voz e da quase 'ousadia' de uma mão cheia de canções e, sem exageros líricos, as suas auto-estradas foram outras. Perderam a conta às vezes que fizeram o País de Sul a Norte e de Norte a Sul.

Em Suta é um estado exagerado de estar, de viver, de pensar. Eles eram virgens no mundo da música e quiseram demorar o tempo que fosse necessário para se considerarem prontos. Ah! É preciso dizer que os Virgem Suta residem em Beja. E aí o tempo, é relativo.

Em palco, brindam-nos com uma sonoridade luminosa e bem-humorada, capaz de nos deixar de alma cheia e sorriso rasgado de orelha a orelha, mesmo nos dias mais negros. Consegue-se perceber o que os caracteriza e porque vão agradando a quem quer que os oiça. Porque não descartam a tradição, transpiram portugalidade e assumem-no. Mas são tão contemporâneos que a raiz portuguesa só lá está porque não têm outro remédio. Não tenhamos dúvidas que se fossem espanhóis, tocariam castanholas. Assim, tocam adufe e cavaquinho porque é isso que lhes é natural.

A isto aliam uma ironia que aparece a espaços, insólita, não de riso fácil, mas daquele que só é esboçado depois de se ter desconstruído a mensagem.

Os Virgem Suta são Nuno Figueiredo e Jorge Benvinda.

Discografia

2009, Virgem Suta

2012, Doce lar

2015, Limbo

Bilhetes à venda (5,00€) e mais informações no Teatro Diogo Bernardes, pelo telefone 258 900 414 ou pelo email teatrodb@cm-pontedelima.pt.