Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo

municipio

Dia de Ponte de Lima – 4 de Março | Município de Ponte de Lima atribui Medalha de Mérito Municipal a 11 Instituições do Concelho

Cultura
09 Março 2018

Ponte de Lima celebrou 893 anos. Foi a 4 de Março do ano de 1125 que a Rainha D. Teresa atribuiu o Foral de Vila a Ponte de Lima.

As cerimónias alusivas a esta efeméride aconteceram ao longo do dia, e contaram com a vista oficial do Ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes. A cerimónia oficial do Dia de Ponte de Lima decorreu no Teatro Diogo Bernardes, durante a qual a Autarquia homenageou 11 instituições do concelho como forma de reconhecer o trabalho em prol do desenvolvimento cultural, desportivo e social do Município.

 
As medalhas de Mérito Municipal Desportivo foram atribuídas às seguintes Associações:

- A Associação Desportiva e Cultural da Correlhã, fundada em 28/11/1975, Campeão Distrital da Divisão de honra da A.F. de Viana do Castelo, em 2004/ 2005, o que possibilitou a disputada do então Campeonato Nacional da 3ª Divisão. Conta ainda, no seu historial com 1 campeonato do INATEL, 1 Campeonato da 2ª Divisão da AFVC, 1 Taça da AFVC, 1 Taça da AFVC em Iniciados e 2 presenças na 1ª Eliminatória da Taça de Portugal.

- A Associação Cultural Desportiva Fachense foi fundada em 1950. Foram campeões da 3ª Divisão de futebol de Viana do Castelo na época de 94/95. Em 2005/2006 chegaram à final da taça da Associação de Futebol de Viana do Castelo.

 
As Medalhas de Mérito Municipal Social foram entregues aos seguintes Centros Sociais e Paroquiais:

- Centro Social Paroquial de S. Martinho da Gandra - Instituição de Particular de Solidariedade Social (IPSS) de Utilidade Pública. Erigido canonicamente em setembro de 1987. Dispõe de diversas valências sociais, tem valências de animação cultural.

- Centro Social e Paroquial da Correlhã – Início de atividade - 02.12.1991.
Tem como fim contribuir para a promoção integral de todos os paroquianos, contribuindo para a resolução dos problemas sociais e humanos da comunidade local, com profissionalismo e respeitando a individualidade de cada um coadjuvando os serviços públicos competentes ou as instituições particulares num espírito de solidariedade humana, cristã e social estendendo a sua ação aos habitantes das paróquias vizinhas.

- Centro Social Paroquial de Arcozelo - A paróquia de Santa Marinha construiu em 1986 o edifício que à posteriori e com data de 8/6/96 recebe a designação de Centro Social e Paroquial de Arcozelo. A obra Social foi criada e desenvolvida pelo Pe. Miranda com o "objeto" de auxiliar quem mais necessitava na freguesia de Arcozelo.

 
As Medalhas de Mérito Municipal Cultural foram atribuídas a seis escolas públicas:

- Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima - Completa este ano letivo 2017/2018 25 anos de formação, criando ofertas mais adaptadas aos jovens que procuram um ensino mais prático, mais técnico e mais ligado ao mundo empresarial.

- Escola Básica António Feijó - São cinquenta anos ao serviço da educação e formação dos homens e mulheres de Ponte de Lima e um importante polo de divulgação e desenvolvimento da história, cultura e tradições Limianas.

- Escola Básica 2/3 da Correlhã - A Escola EBI/JI da Correlhã abrange o Pré-Escolar e Ensino Básico. No ano letivo 2003/04 constituiu-se em Agrupamento de Escolas da Correlhã, integrada em 2012/13 no Agrupamento de Escolas de Ponte de Lima.

- Escola Básica com Secundários de Arcozelo - EBS de Arcozelo - A EBS de Arcozelo localiza-se na margem direita do rio Lima e carateriza-se por ser uma escola de proximidade, com boas instalações e equipamentos tecnológicos adequados, que aposta na promoção do sucesso escolar.

- Escola Básica 2/3 de Freixo - Ao longo da sua existência, o Agrupamento de Escolas de Freixo tem vindo a construir um percurso de inovação e procura de respostas para os seus problemas, assumindo-se como uma referência no que diz respeito ao seu papel na educação, mas também no desporto, experiências pedagógicas e tecnológicas inovadoras.

- Escola Secundária de Ponte de Lima - Em 1978, pelo Dec. Lei nº 80, de 27 de abril, a Escola Técnica passou a designar-se Escola Secundária de Ponte de Lima, sendo implantada, em 1980, no local atual. Em 2015 sofreu obras de requalificação, apresentando hoje espaços excelentes para o desenvolvimento das práticas educativas, abarcando já cerca de 1200 alunos, respondendo, desta forma, com evidenciado sucesso às diversas valências formativas existentes  e aos novos desafios educativos do meio envolvente.

 

O Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima realçou o papel destas intuições e de todos os limianos, afirmando que "Acabamos de homenagear instituições que são um exemplo do autêntico êxito que é a passagem de competências para o poder local, desde que devidamente sustentadas financeiramente. Ninguém hoje pode negar, mesmo aqueles que então foram os mais cépticos e contestatários, a mais-valia da descentralização de competências para os municípios na área da educação. Há que seguir o exemplo da educação nas mais diversificadas áreas, como a social, a saúde, as acessibilidades, a cultura, de entre outras."

Neste contexto o autarca dirigindo-se ao Ministro da Cultura apelou a uma política de descentralização cultural, "Julgamos que a descentralização de competências deverá passar também por uma autêntica política de descentralização cultural e estamos preparados, ao nível das autarquias locais, para assumir a parte que for da nossa responsabilidade. (…) Este é o apelo e o desafio que esperamos leve de Ponte de Lima. Uma reforma séria de atribuição de apoios financeiros no sector cultural, nunca esquecendo o imprescindível apoio à criação, mas tendo em consideração uma ligação envolvente a três – Ministério da Cultura, entidades criadoras e criadores e Autarquias Locais." Sustentou o autarca.

Em resposta, o Ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes, revelou que "o seu Ministério está apostado em linhas de cooperação com os poderes locais, defendendo que só em articulação de poderes se poderá dinamizar e aumentar o investimento na cultura."

O Ministro da Cultura agradeceu ainda a hospitalidade com que foi recebido em Ponte de Lima, e enalteceu o dinamismo e o trabalho do Município na preservação do património cultural.

dia_ponte_de_lima_2
dia_ponte_de_lima_3
dia_ponte_de_lima_4
dia_ponte_de_lima_5
dia_ponte_de_lima_6
dia_ponte_de_lima_7
dia_ponte_de_lima_8
dia_ponte_de_lima_9
dia_ponte_de_lima_10
dia_ponte_de_lima_11
dia_ponte_de_lima_12
Voltar
 
- <