Ponte de Lima agraciado com 'Gran Placa de Mérito Turístico' pela Promoção do Caminho de Santiago

09 Fevereiro 2018

O Município de Ponte de Lima foi agraciado com o prémio "Gran Placa de Mérito Turístico" pela Ordem do Caminho de Santiago pelo trabalho de preservação, valorização e promoção que este tem protagonizado em prol do Caminho Português de Santiago.

A entrega do prémio aconteceu no passado fim-de-semana, na cerimónia de encerramento da edição 2018 do XANTAR – Salão Internacional de Gastronomia e Turismo de Ourense, pela Diretora-geral do Turismo da Galiza, Nava Castro, e pelo Presidente da Ordem do Caminho de Santiago, Miguel Pampín Rúa, ao Vereador do Turismo do Município de Ponte de Lima, Dr. Paulo Sousa.

A Ordem do Caminho de Santiago considera que “Ponte de Lima é um exemplo notável do valor de uma ponte, e do respetivo rio que lhe deram o nome, para o desenvolvimento de uma localidade ao longo dos séculos, sendo atualmente mais que uma mera passagem, uma referência turística e um notável exemplar de património arquitetónico classificado como monumento nacional.

A ponte de Ponte de Lima que, como sabemos são duas pontes unidas – uma de construção romana e outra mais recente, de construção medieval –, atraiu aqui todo o movimento de Peregrinações ao Túmulo de Santiago de Compostela, fazendo da localidade ponto de passagem obrigatório do Caminho Português de Santiago durante séculos, continuando no presente, num contínuo crescimento que em muito beneficia a imagem da Vila e do Concelho, em termos culturais e turísticos.

Pode-se afirmar que alguns dos mais importantes ícones do Caminho Português de Santiago, como as pontes romana e medieval de Ponte de Lima, a Cruz dos Franceses, na Labruja, o Arco da Jeira, em Arcozelo, a descida da Portela da Facha, se encontram no Concelho de Ponte de Lima e cabe destacar com a devida ênfase a intervenção exemplar do Município de Ponte de Lima na divulgação e promoção do Caminho Português de Santiago, na sua proteção e manutenção, no apoio à marcação e, desde 2009, com a abertura e disponibilização do Albergue de Peregrinos de Ponte de Lima, estrutura com 60 camas e que já albergou mais de 60.000 Peregrinos, na receção, no acolhimento e no saber receber todos os que calcorreiam os velhos trilhos medievais tendo como meta Santiago de Compostela.

Prémio turístico, pelo trabalho efetuado em prol do desenvolvimento do Caminho Português de Santiago que atravessa todo o concelho de Ponte de Lima, sendo o segundo mais percorrido a seguir ao Caminho Francês a Santiago.