Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo

municipio

IV Encontro de Produtores de Porco Bísaro de Ponte de Lima na Feira do Porco e as Delícias do Sarrabulho

Turismo
Encontro produtores porco bisaro 1 1024 1000
01 Fevereiro 2018

Considerado como uma mais-valia, a produção do porco bísaro é um elemento essencial para a confeção do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima.

Neste âmbito, realizou-se o IV Encontro de Produtores de Porco Bísaro de Ponte de Lima, no passado fim-de-semana, durante a X edição da Feira do Porco e das Delícias do Sarrabulho de Ponte de Lima.

Numa organização conjunta do Município de Ponte de Lima e da Coopalima – Cooperativa Agrícola dos Agricultores do Vale do Lima, o encontro visou sensibilizar produtores e agricultores a implementar a produção do porco bísaro, no sentido de realçar a importância de uma produção do porco bísaro como elemento essencial para a confeção do Arroz de Sarrabulho, desde a perna de porco às belouras, do chouriço verde às farinhotas e outras delícias e aromas dos derivados de porco.

No entanto, este Encontro de Produtores de Porco Bísaro de Ponte de Lima serviu para os produtores exporem as principais dificuldades em produzir esta raça de porco autóctone, mas também apresentarem as oportunidades e os caminhos que se poderão trilhar para garantir o sucesso desta atividade.

Apesar de existir em Ponte de Lima um pequeno grupo de produtores que se dedica a esta raça, os presentes no encontro acreditam que este número poderá aumentar, pois estão a promover um produto de excelência, que eleva os níveis de qualidade e sabor dos pratos gastronómicos em que é utilizado.

Em jeito de conclusão, acreditam também que a crescente procura de Ponte de Lima pela qualidade da sua gastronomia deve-se também à qualidade dos produtos locais que são cada vez mais utilizados pela restauração.

O Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, atrai todos os anos – e durante o ano inteiro – largas dezenas de milhares de turistas à vila mais antiga de Portugal, propositadamente para se deliciarem com esta verdadeira iguaria limiana, sendo este o principal elemento catalisador da economia local e um dos melhores promotores do nome de Ponte de Lima por todo país e além-fronteiras.