Município de Ponte de Lima organizou a X Feira do Porco e as Delícias do Sarrabulho no Pavilhão de Feiras e Exposições de Ponte de Lima

30 Janeiro 2018

Foi com muita animação que encerrou mais uma edição da Feira do Porco e as Delícias do Sarrabulho, em Ponte de Lima. O evento, que completou uma década de existência, decorreu no passado fim-de-semana, no Pavilhão de Feiras e Exposições de Ponte de Lima, e contou com a presença de muitos expositores, milhares de visitantes, boa música e excelente Arroz de Sarrabulho. Durante a cerimónia de inauguração, O Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Victor Mendes, realçou a importância do evento que “traz largas dezenas de pessoas a Ponte de Lima”. O autarca salientou “a enorme adesão dos restaurantes e algumas unidades hoteleiras do concelho, a este fim-de-semana gastronómico”, inserido no programa “Em Época baixa, Ponte de Lima em Alta”.

Este projeto do Município destina-se a promover o turismo e a economia local durante a chamada época baixa, de outubro a maio. Durante este período quem visitar Ponte de Lima pode usufruir de 15% de desconto no alojamento e da oferta de um leite-de-creme por dose de sarrabulho, nos fins-de-semana de feiras, nos restaurantes e unidades hoteleiras aderentes. O Eng.º Victor Mendes revelou que a "dinâmica empresarial que o Município tem implementado tem captado um conjunto de investidores da área da hotelaria que procuram Ponte de Lima para se instalar".

O certame, organizado pelo Município de Ponte de Lima, dedicado ao ex-libris da gastronomia limiana, foi uma ótima oportunidade para promover o Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, bem como outros produtos endógenos da nossa terra como o fumeiro, os enchidos, o artesanato, entre outros. O Presidente da Câmara de Ponte de Lima referiu que «Ponte de Lima é uma referência nacional, no que à gastronomia diz respeito» garantindo o autarca que «este setor emprega mil pessoas de forma direta e algumas centenas de forma indireta. Isto tem-se constituído como um fator de atratividade e competitividade do concelho, sendo o turismo gastronómico uma das nossas estratégias de desenvolvimento».

Ao longo de todo e evento foram servidas mais de dez mil doses de sarrabulho, tendo-se verificado longas filas de espera nos restaurantes aderentes.

O Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, atrai todos os anos – e durante o ano inteiro – largas dezenas de milhares de turistas à vila mais antiga de Portugal, propositadamente para se deliciarem com esta verdadeira iguaria limiana. Por ser confecionado com produtos tipicamente regionais, é o principal elemento catalisador da economia local e um dos melhores promotores do nome de Ponte de Lima por todo país e além-fronteiras.

feira_porco_2018_2
feira_porco_2018_3