Nova Etar de Freixo com capacidade para servir uma população total de 3500 habitantes com um investimento de 833 038,67€

Autarquia
11 Janeiro 2018

O Executivo Municipal de Ponte de Lima efetuou esta quarta-feira uma visita às obras da nova Etar de Freixo. Trata-se da recuperação de uma Etar ali existente, há mais de 20 anos, que já se revelava insuficiente, obsoleta e limitada pelo que a intervenção previu a demolição de todas as infraestruturas existentes e a construção de uma nova ETAR, no mesmo local.

Com capacidade para servir no total 3500 habitantes, da freguesia de Ardegão, Freixo e Mato, e de várias freguesias do sul do concelho, a obra resulta num investimento municipal no valor total de 833 038,67 €, revelou o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Victor Mendes, durante a visita. O autarca identificou as principais razões que justificam este investimento, “alargar a rede de saneamento da zona sul do concelho e edificar uma infraestrutura de qualidade que respeite as normas ambientais, para que toda a rede de saneamento existente passe a ter tratamento adequado”.

Ao nível técnico esta nova ETAR traduz-se numa estação de tratamento compacta e modular. O esquema de tratamento desenvolvido é o que se afigura mais vantajoso, quer em termos económicos, quer em termos operacionais, tendo em consideração o quantitativo populacional a servir e o quadro normativo aplicável à descarga das águas residuais.

O sistema de tratamento preconizado é composto por uma fase líquida e uma fase sólida.

A fase líquida tem por base um sistema de tratamento biológico por lamas ativadas de biomassa fixa, operado em regime de arejamento prolongado. O tratamento biológico será precedido de uma gradagem grossa manual seguida de um pré-tratamento, constituído pelas operações de tamisação, desarenamento e desengorduramento. Esta fase que compreende o tratamento biológico será concretizado em quatro reatores em série; um tanque anóxico, dois reatores MBBR (“Moving-bed biofilm reactor”) e um reator intermédio que permitirão efetuar a remoção da matéria orgânica carbonácea, remoção do azoto, através do processo de nitrificação e desnitrificação.

Posteriormente o efluente será encaminhado para os decantadores secundários, que permitirão a separação da fase líquida da fase sólida.

No que se refere à fase sólida, o tratamento de lamas compreende a elevação das lamas em excesso para espessamento, a realizar num espessador gravítico de secção circular, a transferência das lamas para a desidratação por centrífuga e o armazenamento das lamas desidratadas em silo e posteriormente encaminhadas para aterro sanitário.

Todos os equipamentos técnicos já estão instalados, prevendo-se a conclusão da obra no próximo mês de março.

etar_freixo_2
etar_freixo_3