Município de Ponte de Lima investiu 1.070,000,00€ na Requalificação de quatro estabelecimentos de ensino

AutarquiaEducação
14 Setembro 2017

O Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Victor Mendes, disse ontem quarta-feira que o "Município investiu 1.070.000,00€ em obras de beneficiação em quatro escolas do concelho, nomeadamente na EBS de Arcozelo; EBI da Correlhã, EB 2.3 António Feijó e EBI de Freixo."

No arranque de mais um ano escolar, o Executivo Municipal visitou as obras que estão a decorrer na EBS de Arcozelo. Esta é já a 2ª fase da intervenção, que inclui a ligação da cobertura interna desde a portaria; alargamento da parte coberta de recreio; substituição de estores, caixilharias; remodelação das salas de laboratório; pintura de tetos e paredes e a repavimentação e marcação do campo de jogos exteriores.

Para o Diretor do Agrupamento de Escolas de Arcozelo, Manuel Amorim, esta intervenção é essencial "para atingir níveis de conforto, segurança, saúde e de eficiência energética."

Por sua vez, o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima lembrou que esta escola já com 30 anos requeria esta beneficiação que começou numa 1ª fase com a remoção de todas as placas de fibrocimento, tendo sido substituídas por coberturas de placas térmicas. Nos últimos dois anos, “investimos nesta escola cerca de 400 mil euros” sustentou o autarca.

Na Escola Básica Integrada da Correlhã procedeu- se à inauguração das obras de beneficiação, que incluíram a repavimentação das salas de aula, pintura do interior e exterior, correção de fissuras, remodelação do Pavilhão e apetrechamento da sala da unidade de autismo. A intervenção visou colmatar alguns problemas, derivados da idade desta construção e, também, pela necessidade de substituição de alguns materiais que já não satisfazem as exigências de funcionamento. Um dos aspetos principais da substituição de materiais prende-se com a substituição das coberturas. A nível geral, em todos os blocos foram corrigidas as fissuras e pintadas as paredes interiores e exteriores.

Para a Diretora do Agrupamento de Escolas de Ponte de Lima, Dra. Manuela Araújo, as obras foram essênciais, agora "temos uma escola boa".

A Escola Básica Integrada da Correlhã configura-se num estabelecimento com duas valências distintas e autónomas em termos de ocupação física do espaço/ edifício, sendo uma das áreas ocupada pelo Pré-Escolar e 1.º Ciclo e outra área, a que foi alvo de remodelação, ocupada pelo 2.º e 3.º Ciclo.

Com estas condições, adiantou o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima "procuramos dotar estas escolas de níveis de conforto, segurança, saúde e de eficiência energética que já não correspondiam ao desejável."

requalificacao_estabelecimentos_ensino
requalificacao_estabelecimentos_ensino_2