municipio

Visita às obras de Beneficiação da EBI de Freixo | 14 de setembro – 14h30

Eb1freixo 1 1024 2500
13 Setembro 2017

Com um projeto pedagógico de referência a nível nacional e internacional, a EBI de Freixo está a ser alvo de uma intervenção de requalificação da Escola Básica de Freixo, onde funcionam o 2º e 3º ciclo.

A Escola Básica de Freixo configura-se num estabelecimento (Escola Básica Integrada) com duas valências distintas e autónomas em termos de ocupação física do espaço/ edifício. Uma é relativa ao Pré-Escolar e 1.º Ciclo, que foi construída e financiada pelo CQA III e que não está, por isso, a ser objeto de intervenção da presente operação; a outra diz respeito ao 2º e 3º ciclo e a sua construção data do ano de 1991 e que necessitava de uma urgente beneficiação uma vez que, desde a sua construção, nunca foi intervencionada.

A intervenção pretende colmatar alguns problemas graves derivados da idade desta construção que, pela função a que se destina tem um uso intensivo, e também pela necessidade de substituição de alguns materiais que presentemente já não satisfazem as exigências de funcionamento. Neste campo, uma das principais intervenções é a substituição das coberturas em placa de fibrocimento. Estão a ser efetuados, a nível geral, em todos os blocos trabalhos de reparação de fissuras e pintura das paredes interiores e exteriores. Além disso, o pavilhão da escola está a ser profundamente remodelado tendo em conta o seu grau de degradação elevado. Pretende-se, com esta obra, atingir níveis de conforto, segurança, saúde e de eficiência energética que, nas atuais condições, não correspondem ao desejável.

A intervenção, com um custo de 283.900€ (com IVA incluído, é financiado em 85% pelo programa Portugal 2020, sendo o restante comparticipado pelo Ministério da Educação e pelo Município de Ponte de Lima, tocando a cada uma destas entidades uma comparticipação de 7,5% do valor.