Feiras Novas 2017 – Condicionamento de Trânsito

06 Setembro 2017

No âmbito das Feiras Novas 2017, e na sucessão da reunião municipal realizada no dia 14 de agosto, a Câmara Municipal de Ponte de Lima, aprovou um conjunto de alterações de carácter temporário ao trânsito.

Os condicionamentos excecionais registam-se a partir do dia 8 de setembro, às 14 horas até às 08h00 do dia 12 de setembro, tendo em conta a afluência de milhares de forasteiros a Ponte de Lima para as Feiras Novas. Durante este período torna-se portanto necessário proceder a algumas limitações de acesso à Vila, quanto à circulação automóvel. Assim, passam a ter Sentido Proibido as seguintes ruas:

• Rua Agostinho José Taveira, no sentido da Ponte de Nª Senhora da Guia, até à Praça da República, com exceção de veículos prioritários e táxis;
  • Avenida António Feijó, no sentido descendente, desde o cruzamento do Hospital, até à Praça da República, com exceção de veículos para carga e descarga de abastecimento à Vila e feirantes.
  • Rua General Norton de Matos, desde a Via do Foral Velho de D. Teresa (rodovia) até à Rua Dr. Ferreira Carmo;
  • Rua de Vandeuvre, desde a Via do Foral Velho de D. Teresa (rodovia) até à Praça da Graciosa (Rotunda António Feijó);
  • Rua do Arrabalde de S. João de Fora, desde a Ponte de Crasto até ao cruzamento da Rua Conde de Bertiandos;
  • Rua Conde de Bertiandos, desde a Rua do Arrabalde de S. João de Fora até à Rua Dr. Luís da Cunha Nogueira;
  • Rua Dr. Luís da Cunha Nogueira, desde a Rua Conde de Bertiandos até ao Largo dos Quartéis;
  • Entrada para o edifício Novo Leblon, exceto a moradores;
  • Rua José Abreu Coutinho, no sentido do Largo dos Quartéis para a Rua de Fonte da Vila;
  • Rua Dr. Francisco Abreu Maia, no sentido, partindo do Largo da Alegria para a Via do Foral Novo de D. Manuel I (E.N.) no acesso ao Caminho da Veiga de Crasto, no sentido Crasto Expolima, a veículos pesados;
  • Na Rua da Veiga (Expolima) no sentido de S. João ao loteamento j. Alves;
  • Na Alameda Marginal de S. João, junto ao Rio;
  • Rua de Trás dos Palheiros, no sentido Antepaço para o largo da Alegria;
  • Rua da Ponte Seca, no sentido da Via do Foral Nova, de D. Manuel I (E.N.) até ao Largo da Alegria;
  • Caminho de Antepaço de Cima, (nascente / poente)
  • Rua Conde da Barca, no sentido do Largo da Alegria até ao Largo da Estação;
  • Rua António Pereira Rego, no sentido da Via do Foral D. Manuel I para a Rua Conde da Barca.

Em todo o recinto da festa, exceto cargas e descargas, Rua do Arrabalde de S. João de Fora e Rua General Norton de Matos, está proibido o estacionamento.

Informa-se ainda que no dia 6 de setembro o trânsito será encerrado no Centro Histórico das 17h00 às 15 horas do dia 7 de setembro, desde o Cruzamento do Gaio (Rua Dr. António Magalhães); Passeio 25 de Abril, desde a rampa do Mercado; Alameda de S. João e acesso à Rua do Arrabalde.

No dia 7 de setembro, o trânsito no Centro Histórico encerrará às 19 horas até às 02h00 da manhã do dia 8, desde o cruzamento do Gaio (Rua Dr. António Magalhães); Passeio 25 de abril, desde a rampa do Mercado; Alameda de S. João e acesso à Rua do Arrabalde.

De referir ainda, que nos dias 9, 10 e 11 de setembro estará condicionado o trânsito no percurso dos Cortejos Etnográficos, Histórico e da Procissão.

Informa-se ainda que todas as alterações temporárias e excecionais, aplicam-se apenas durante o período das festas. As proibições no sentido do trânsito e estacionamento não se aplicam às viaturas de Bombeiros, Câmara Municipal, Ambulâncias, EDP, Correios e veículos ao Serviço da Comissão de Festas, devidamente identificados com cartão, menção a matricula e carimbo da Associação Concelhia das Feiras Novas.

De ressalvar, que compete às Forças de Segurança assegurar o cumprimento destas condicionantes do trânsito no decorrer das Feiras Novas.

Ficam autorizadas as cargas e descargas devidamente justificadas, entre as 05h00 horas e as 10h00.