Deliberações da Reunião de Câmara de 12 de abril (cont.)

Autarquia
15 Abril 2010

Recuperação de antigas escolas

No âmbito da política social, o Município de Ponte de Lima implementou o projeto Casa Amiga, uma iniciativa de criação de habitação social e requalificação de edifícios públicos, com o objetivo de minimizar as maiores necessidades do concelho ao nível habitacional e de melhorar as condições de vida dos cidadãos mais carenciados.

Pretende-se assim diagnosticar as famílias que apresentam condições habitacionais precárias e realojá-las em condições de dignidade.

No âmbito no projeto Casa Amiga estão atualmente em fase de construção duas casas tipo T2 em cada uma das seguintes freguesias: , , , , e .

Em reunião municipal realizada no dia 12 de abril, o Município de Ponte de Lima aprovou a recuperação de duas antigas escolas no valor total de 278.000,00€ para criação de habitação social. Uma das escolas situa-se em S. Lourenço do , tendo sido aprovado um valor de 148.000,00 € para a sua recuperação e transformação para habitação. Outra antiga escola que vai sofrer intervenções localiza-se em , tendo sido aprovada a execução do projeto pelo valor de 130.000,00€.

Estes dois equipamentos municipais irão ser totalmente recuperados e transformados em dois apartamentos tipo T3, o que possibilita às famílias mais carenciadas usufruir de um alojamento novo e de qualidade.

Este projeto insere-se no aproveitamento de escolas encerradas no âmbito da reorganização da rede escolar e que se destina a promover a igualdade e satisfazer as necessidades básicas de famílias carenciadas.

Outras escolas destinam-se a , a sedes de , a ou a sedes de .