Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo

visitar

B'rbicacho

Cultura
Festival perc indiv 2018 20 1 1024 2500
15 Jul
Adicionar a calendário 2018-07-15 10:40:00 2018-07-15 10:40:00 Europe/Lisbon B'rbicacho

Festival Percursos da Música – Ponte de Lima

Avenida dos Plátanos

Festival Percursos da Música – Ponte de Lima

B'rbicacho

Ana Sousa - viola da gamba, voz e percussão
Joana Guiné - clarinete, flauta de bisel, voz e percussão
Stela Silva - guitarra clássica, cavaquinho, voz e percussão

Unem-se numa noite fria de Dezembro, e de uma partilha quente de histórias culmina um grande B'rbicacho. B'rbicacho para aqui, B'rbicacho para acolá, e nasce a cumplicidade e a amizade que se transparece na música. Como juntar uma viola da gamba, um clarinete, uma guitarra e três vozes femininas? Partindo da época medieval e viajando até ao presente, passando sobretudo pela música de raiz lusófona, as B'rbicacho propõem um baile, ou concerto, onde é possível saborear desde o malhão mais incôndito à mais doce das mazurkas.
Partindo de recolhas de melodias tradicionais portuguesas, as B’rbicacho exploram um universo musical variado dando uma nova roupagem ao tradicional. Os arranjos dos temas sofrem influências de vários géneros musicais sem nunca esquecer a beleza e simplicidade destas melodias. Não se cingindo apenas ao repertório tradicional, as B’rbicacho rebuscam melodias de outras origens lusófonas assim como temas tradicionais de outros países europeus adaptando às danças tradicionais da Europa e do Mundo, dando ao público a possibilidade de dançar. Todo este repertório transporta o público para universos culturais distintos, tendo sempre o cuidado de cultivar o que é a nossa herança musical tradicional.
Ainda que os temas musicais tenham por base a dança, existe um cuidado de tornar a música - de origem simples, por norma - em algo com uma sonoridade facilmente associada a este projecto e tendo como influência as várias áreas musicais de cada uma das intervenientes (o mundo clássico, o tradicional e a música antiga).

Programa

Senhora do Almurtão – Tradicional

Círculo da Madrugada – B’rbicacho

Madalena – B’rbicacho

Saia da Carolina – Tradicional

Repasseado Quechua – B’rbicacho

Mira-me Miguel – Tradicional

Rumelaj – Tradicional da Macedónia

Scottisch – Tradicional Irlanda

Ceifeira – Tradicional

Palavras – B’rbicacho

Dança do Urso – Tradicional

Pastora – Tradicional

Ó menino Ó – Tradicional

Malhão Triste – Tradicional

Ma Navu – Tradicional Israel

Horário:

14h30

Local:
Avenida dos Plátanos