Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo

visitar

À direita de onde nasce o Sol, em frente | Ego Sum

Cultura
Ego sum banner 1 1024 2500
18 Mai
Adicionar a calendário 2018-05-18 11:58:00 2018-05-18 11:58:00 Europe/Lisbon À direita de onde nasce o Sol, em frente | Ego Sum

+ Dança Contemporânea

Teatro Diogo Bernardes Município Ponte de Lima

+ Dança Contemporânea

A 18 de maio, às 22h00, no Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima, estreia do espectáculo de dança contemporânea ...À direita de onde nasce o Sol, em Frente..., pela nova estrutura artística de Viana do Castelo, igualmente em estreia, EGO SUM Companhia de Dança, com Direcção Artística e Direcção Executiva de Susana Domingues, Criação e Coreografia de Juliana Fernandes, numa co-produção de EGO SUM Companhia de Dança, Arte em Movimento e Teatro Diogo Bernardes – Ponte de Lima.

…À DIREITA DE ONDE NASCE O SOL, EM FRENTE…

EGO SUM Companhia de Dança
“Sei que senti paixão. Da espera de algo que não vem, na casa do Portugal de antigamente, que deixa saudade dos romances da gente nova do antes. Nos bancos de jardins pintados de flores, quando a música número quatro roda no carro, sinto conforto na memória.”

Ficha Artística e Técnica
Conceito | Juliana Fernandes e Susana Domingues
Direcção Artística e Direcção Executiva | Susana Domingues
Criação e Coreografia | Juliana Fernandes
Produção Executiva | Arte em Movimento, EGO SUM Companhia de Dança
Interpretação e co-criação | Carolina Sendim, Catarina Carvalho, Catarina Marques, Cristiana Neto, Fabiana Mar, Juliana Fernandes, Leonor Almeida, Maria Carmo, Marta Cardoso, Marta Ravazzini e Rita Machado
Desenho de Luz | Élio Moreira
Vídeo | Afonso Barros
Fotografia | Miguel Estima
Design do Cartaz | Helena Forte de Sá sobre fotografia de Susana Domingues
Figurinos | Maikulo Senhora Dona
Divulgação e Promoção | EGO SUM Companhia de Dança e Teatro Diogo Bernardes – Ponte de Lima
Apoios | Arte em Movimento, Município de Ponte de Lima, Teatro Diogo Bernardes – Ponte de Lima
Co-Produção | EGO SUM Companhia de Dança, Arte em Movimento e Teatro Diogo Bernardes – Ponte de Lima
Estreia | 18 de Maio de 2018, no Teatro Diogo Bernardes – Ponte de Lima
Maiores de 6 anos

EGO SUM nasce com a vontade de proporcionar um treino completo e coerente a nível físico e intelectual do bailarino (flexibilidade, técnica, improvisação, capacidade criativa e interpretativa, dando-lhe a conhecer diferentes potencialidades do corpo, não só a nível de movimento, mas também intelectuais); e promover criatividade e individualidade em cada um dos membros, dando-lhes um papel significativo no processo criativo, tudo isto feito num ambiente dedicado, organizado e mais profissional.
O que se propõe a companhia face ao público?
Demonstração de trabalho em equipa e espírito de grupo com sentido de responsabilidade e respeito pelas diferenças; criação valorizada, melhorando o desempenho artístico e assumindo os desafios que contribuam para o crescimento da mesma; promover a criatividade e o espírito de iniciativa.
O resultado do trabalho desenvolvido pela equipa apresenta-se através da primeira peça da EGO SUM, intitulada …à direita de onde nasce o Sol, em frente…
Com a duração aproximada de 45 minutos, a peça representa os primeiros meses da companhia, naquela que é a primeira experiência em conjunto.
Funciona como uma continuação, um trecho de algo que já teve início e que ainda não vê o final: tudo se passa como que em tempo real, como se encontrássemos este grupo de pessoas que está em viagem e o acompanhássemos durante 45 minutos. Não se sabe, nem interessa saber onde começaram a viagem, porquê e onde irão acabar, apenas que a sua direcção é Norte.
Nesta viagem, deparar-se-ão, público e intérpretes, com várias situações que lhes darão a conhecer o Norte de Portugal, algumas das suas características mais conhecidas, o carácter do povo que o habita e as tradições… não da forma mais convencional, mas pela maneira como o grupo as confronta as sente na sua própria visão e mentalidade.
A vida estará sempre incutida como metáfora constante.
Cada um de nós tem uma mochila que se vai enchendo de questões, certezas, imagens, vontades, ao longo do caminho.
Convida-se, por isso, o público a uma partilha mútua de experiências e emoções, as quais se compilaram em forma de coreografia.
Para além da peça principal, apresenta-se um prelúdio a solo pela coreógrafa Juliana Fernandes, em que a exploração da vertente performativa estará mais visível e que pretende explorar a palavra “viagem” de uma forma mais introspectiva e pessoal: de que forma o local onde estamos nos afecta emocional e fisicamente? De que maneira o relevo, o clima, as cores da paisagem com que nos deparamos diariamente nos movem, nos transformam? Quem somos em função de onde vivemos, daquilo com que nos deparamos no quotidiano, são questões colocadas neste solo, que se foca no ser humano, sobretudo na sua vertente animal, perceptiva e observante, que assume o entorno como seu, o altera e também se deixa alterar, como entorno do outro.

Horário:

22h00

Local:
Teatro Diogo Bernardes
Entidade:
Município Ponte de Lima
Informação adicional:

Os bilhetes (3,00€) serão disponibilizados a partir das 9h00 do próximo dia 20 de abril, sexta-feira.

O número máximo de entradas a adquirir será de 4 bilhetes por pessoa, apenas no caso de existirem filas para a procura dos mesmos, podendo ir até ao máximo de 6 bilhetes por pessoa no caso de espectadores que pretendam adquirir a totalidade de lugares de uma frisa ou camarote de 1.ª classe ou camarote de 2.ª classe, com esse número de lugares (6 lugares), conforme constar na planta de lugares publicitada na Bilheteira do Teatro Diogo Bernardes e no website municipal, também apenas no caso de existirem filas para a procura dos mesmos (http://www.cm-pontedelima.pt/thumbs/uploads/writer_file/image/2230/MapaTDB_Final_1_1024_2500.jpg).

Relativamente aos pedidos realizados por correio electrónico, apenas serão atendidos os recebidos a partir da hora e data de disponibilização na bilheteira física, divulgada no mural oficial do facebook, nas mesmas condições acima indicadas e após serem satisfeitas as aquisições presenciais.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 258 900 414 ou pelo email teatrodb@cm-pontedelima.pt.