Ponte de Lima no tempo e no espaço

27 Janeiro 2000

ESGOTADO

REIS, António Matos - Ponte de Lima no tempo e no espaço. Ponte de Lima: Câmara Municipal de Ponte de Lima, 2000. 310 p. 972-96581-7-X.

• Preço: €20,00 (inclui o valor da taxa de IVA legal em vigor)
  • Como encomendar: contacte-nos através do e-mail: arquivo@cm-pontedelima.pt

Apresentação

Durante os últimos 10 anos em que exerci funções autárquicas na Câmara Municipal, fui confrontado frequentemente com pedidos de muitas pessoas, dos diversos cantos do mundo, que desejavam a indicação de uma publicação onde pudessem consultar os elementos mais caracterizadores da vida e da história do Concelho. Muitas vezes queriam apenas saber de um momento concreto da história de Ponte de Lima e outras vezes queriam estudar e conhecer em profundidade o percurso de uma Terra que mereceu fama ou simplesmente despertou curiosidade.

Ao longo desse período amadureceu a ideia de tentar organizar uma síntese daquilo que foi e que é hoje o território conhecido por Concelho de Ponte de Lima. Dessa forma daríamos resposta a essas inúmeras solicitações e contribuiríamos para facilitar e incentivar nos mais novos ou nos mais interessados o conhecimento da terra e das gentes de Ponte de Lima através dos tempos.
Naturalmente, o resumo da história é sempre uma opção com riscos de alguma subjetividade, ou mesmo de muita, e por isso impunha-se convidar para dirigir essa obra alguém que assegurasse com rigor e conhecimento profundo a reposição mais aproximada daquilo que ao longo dos séculos marcou a vida das Terras de Ponte.

Por minha proposta, a Câmara Municipal dirigiu, por unanimidade, o convite ao doutor
António Matos Reis para preparar a primeira Monografia do Concelho de Ponte de Lima. O Executivo reconhece assim neste limiano ilustre a indiscutível competência para assinar, na passagem do 2.° milénio, uma das obras mais fascinantes e mais completas sobre Ponte de Lima e as suas gentes, que assegurará nos próximos tempos a indispensável fonte de informação para quem desejar conhecer em profundidade o passado de Ponte de Lima, com as suas virtudes e glórias, as suas tragédias e sofrimentos, a sua fama e a mística que justificam a atribuição do estatuto de TERRA RICA DE HUMANIDADE.

Ponte de Lima, 4 de março de 2000

Daniel Campelo