Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo

municipio

Uníssono - Composição Para Cinco Bailarinos | Victor Hugo Pontes

Cultura
12 Mai
Adicionar a calendário 2017-05-12 15:03:00 2017-05-12 15:03:00 Europe/Lisbon Uníssono - Composição Para Cinco Bailarinos | Victor Hugo Pontes + Teatro Diogo Bernardes + Dança + Dança Contemporânea Teatro Diogo Bernardes

+ Teatro Diogo Bernardes + Dança + Dança Contemporânea

A 12 de Maio, às 22h00, no Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima, Uníssono - Composição Para Cinco Bailarinos, de Victor Hugo Pontes, pela Nome-Próprio.

"Em Uníssono – Composição para cinco bailarinos, interessa-me mostrar, por um lado, que nenhum objecto artístico é distinguível das pessoas que o compõem e, por outro, que nenhuma ocorrência artística é essencialmente replicável, sendo antes essencialmente única. A composição coreográfica que aqui se apresenta pode representar um ritual, conceito operativo nesta peça: nas sociedades (humanas e animais), os movimentos fundamentais, simbólicos ou funcionais, são ritualizados, definindo à partida a norma e o desvio à norma, o padrão e a inovação, a tendência e a contracultura. A questão é: até que ponto o ritual é representativo?

Cinco bailarinos em palco interpretando em uníssono movimentos ritualizados são um só corpo? Oblitera-se a individualidade? A percepção do espectador resulta da harmonia do todo, da especificidade de cada corpo em acção, ou de ambas?

Uníssono – Composição para cinco bailarinos testa três ideias principais, a partir dos diferentes significados de declinação: a ideia de recriação de sentidos a partir de uma matriz; a ideia de que a vida é um caminho para a morte, ou o declínio do homem; e, finalmente, a ideia de que é impossível declinar a representação humana na arte, sob pena de se recusar a própria arte."
Victor Hugo Pontes

Ficha artística
Direcção Artística | Victor Hugo Pontes
Cenografia | F. Ribeiro
Direcção Técnica e Desenho de Luz | Wilma Moutinho
Música | Hélder Gonçalves
Operação de luz | Joaquim Madaíl
Operação de som | Fábio Ferreira
Apoio Dramaturgico | Madalena Alfaia
Interpretação | André Cabral, Bruno Senune, Elisabete Magalhães, Teresa Alves da Silva e Valter Fernandes
Direcção de Produção | Joana Ventura
Produção Executiva | Paula Adriana Silva
Co-Produção | Nome Próprio , Teatro Municipal São Luiz, Teatro Municipal do Porto Rivoli.Campo Alegre
Agradecimento | Marco da Silva Ferreira

A Nome Próprio é uma estrutura residente no Teatro Campo Alegre, no âmbito do programa Teatro em Campo Aberto.

Victor Hugo Pontes nasceu em Guimarães, em 1978. É licenciado em Artes Plásticas – Pintura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Em 2001, frequentou a Norwich School of Art & Design, Inglaterra. Concluiu os cursos profissionais de Teatro do Balleteatro Escola Profissional e do Teatro Universitário do Porto, bem como o curso de Pesquisa e Criação Coreográfica do Forum Dança. Em 2004, fez o curso de Encenação de Teatro na Fundação Calouste Gulbenkian, dirigido pela companhia inglesa Third Angel, e, em 2006, o curso do Projet Thierry Salmon – La Nouvelle École des Maîtres, dirigido por Pippo Delbono, na Bélgica e em Itália. Como criador, a sua carreira começa a despontar a partir de 2003 com o trabalho Puzzle. Desde então, vem consolidando a sua marca coreográfica, tendo apresentado o seu trabalho por todo o país, assim como em Espanha, França, Itália, Alemanha, Rússia, Áustria, Brasil, entre outros. Das suas mais recentes criações como encenador/coreógrafo destaca: Fuga Sem Fim (2011), A Ballet Story (2012), ZOO (2013), Ocidente, de Rémi de Vos (2013), Fall (2014), COPPIA (2014) em co-criação com Manuela Azevedo e Hélder Gonçalves, Orlando (2015) em co-criação com Sara Carinhas, Se alguma vez precisares da minha vida, vem e toma-a (2016), CARNAVAL (2016), a convite da Companhia Nacional de Bailado, UNÍSSONO - Composição para cinco bailarinos (2016) e NOCTURNO (2017) em co-criação com Joana Gama.Em Março de 2007, venceu o 1º Prémio com o trabalho Ícones no 2nd International Choreography Competition Ludwigshafen 07 – No ballet, em Ludwigshafen, Alemanha. Com o espetáculo A Ballet Story, foi nomeado, em 2013, para os Prémios SPA na categoria de Dança – Melhor Coreografia. É, desde 2009, o Director Artístico da Nome Próprio – Associação Cultural, com sede no Porto.

Horário:

22h00

Local:
Teatro Diogo Bernardes
Preço:
2,00 €
Informação adicional:

Bilhetes à venda no Teatro Diogo Bernardes (2,00€).
Maiores de 16 anos.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 258 900 414 ou pelo email teatrodb@cm-pontedelima.pt.

Voltar
 
- <