municipio

Apresentação do Livro “Tempos de Festa em Ponte de Lima (séculos XVII – XIX)” | Dia 16 de Junho - 18h00 Auditório Municipal

CulturaTurismo
Vila 2003 ctr 2 1 1024 2500
16 Junho 2017

O Município de Ponte de Lima irá proceder ao lançamento do livro “Tempos de Festa em Ponte de Lima (séculos XVII – XIX), da autoria de António Barbosa. A cerimónia de lançamento realizar-se-à no próximo dia 16 de junho, pelas 18 horas, no Auditório Municipal.

Esta obra é o resultado da tese de doutoramento em História, brilhantemente defendida pelo autor, na Universidade do Minho, cujo objeto de estudo baseia-se na caracterização e análise das festividades ocorridas em Ponte de Lima, entre a segunda metade do século XVII e primeira metade de oitocentos. Procura compreender todas estas manifestações de júbilo, catarse e anamnese, com enfoque na Igreja da Matriz, na Igreja dos Terceiros de São Francisco de Ponte de Lima e no município da vila como principais promotores das solenidades festivas que quebravam a rotina quotidiana dos limianos.

O trabalho agora publicado em livro, é dedicado à memória de seu avô que, como entusiasta e impulsionador na “Vaca das Cordas”, lhe incutiu o gosto pelas tradições e pelas festividades limianas.